Deus é alegria, disse o Papa Francisco

O Papa Francisco explicou que “Deus é alegria, não tédio”. O Santo Padre pronunciou estas palavras antes da oração do Ângelus desta quinta-feira, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Maria, festa no Vaticano e em muitos países no mundo, mas que no Brasil é celebrada no próximo domingo.

“Sim, porque Deus é alegria, não tédio. Deixemo-nos que Nossa Senhora nos pegue pela mão. Toda vez que pegamos o Terço e rezamos, damos um passo adiante rumo à grande meta da vida”, encorajou o Pontífice.

Como é tradição, todo dia 15 de agosto o Santo Padre dirige a oração do Ângelus nesta importante festa mariana para a Igreja Universal. Em primeiro lugar, o Papa Francisco refletiu sobre a narração bíblica do Evangelho de São Lucas de hoje, “Solenidade da Assunção de Maria Santíssima, a Virgem Santa”, na qual a Mãe de Jesus Cristo reza dizendo: “Minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”. Por isso, o Papa convidou a meditar dois verbos da oração conhecida como “O Magnificat” que são “engrandecer e exultar”.

“Exulta-se quando acontece algo tão belo que não basta se alegrar por dentro, na alma, mas quer se expressar a felicidade com todo o corpo: então se exulta. Maria exulta por Deus”, explicou o Papa.

Assim, o Pontífice parou para comentar: “Quiçá se também a nós aconteceu de exultar pelo Senhor: exultamos pelo resultado obtido, por uma bela notícia recebida, mas hoje Maria nos ensina a exultar em Deus, porque Ele faz ‘grandes coisas’”.

E, deste modo, o Santo Padre acrescentou que essas “grandes coisas” são as que introduzem o outro verbo citado: “Engrandecer” (Magnificar). De fato, magnificar significa exaltar uma realidade pela sua grandeza, pela sua beleza… e acrescentou: “Maria exalta a grandeza do Senhor, louva-o dizendo que Ele é realmente grande”.

Se queremos ser felizes em nossa vida

“Na vida, é importante buscar coisas grandes, do contrário, nos perdemos em muitas pequenezas. Maria nos demonstra que, se quisermos que a nossa vida seja feliz, Deus deve ser colocado em primeiro lugar, porque somente Ele é grande. Quantas vezes, ao invés, vivemos buscando coisas de pouco valor: preconceitos, rancores, rivalidades, invejas, ilusões, bens materiais supérfluos… Quantas mesquinhezes na vida!”, advertiu Francisco.

Por isso, o Santo Padre assegurou que “Maria hoje convida a elevar o olhar para as ‘grandes coisas’ que o Senhor realizou Nela”. E estas são as grandes coisas que a Igreja Universal celebra hoje: “Maria foi assumida no céu: pequena e humilde, recebe por primeiro a glória maior”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: