ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Felizes os convidados ao banquete do Senhor

A parábola do banquete nos mostra que não existem desculpas para não irmos. O Senhor nos convidou e deve ser um honra participarmos.

 

Santo Ambrósio (c.340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja

 

 “Obriga-os a entrar, para que a Minha casa se encha”.

 

Os convidados desculpam-se, mas o Reino só está fechado a quem dele se excluir pela sua própria palavra.

Na sua clemência, o Senhor a todos convida; é a nossa covardia, é o nosso descaminho, que dele nos afastam. Aquele que prefere comprar uma propriedade é estranho ao Reino; no tempo de Noé, compradores e vendedores foram engolidos pelo dilúvio (Lc 17,28) […] O mesmo acorre àquele que se desculpa porque se casou, pois está escrito: “Se alguém vem ter comigo e não aborrece a seu pai, mãe, esposa […], não pode ser Meu discípulo”

(Lc 14,26). Assim, após receber o desdém orgulhoso dos ricos, Cristo voltou-Se para os pagãos; chama bons e maus, para fazer crescer os bons, para melhorar as disposições dos maus. […] Convida os pobres, os doentes,

os cegos, o que mostraque nenhuma enfermidade física afasta ninguém do Reino, e que a enfermidade dos pecados é sarada pela misericórdia do Senhor. […] Manda, pois, procurá-los aos caminhos, porque “a Sabedoria clama nas ruas” (Prov 1,20). Manda procurá-los às praças, dizendo aos pecadores que abandonem as vias espaçosas e tomem o caminho estreito que conduz à vida (Mt 7,13). Manda buscá-los às estradas e aos valados, porque os mais capazes de chegar ao Reino dos Céus são aqueles que, sem se deixarem deter pelos bens presentes, se apressam a ir atrás dos futuros, tendo tomado a via da boa vontade […], opondo a muralha da fé às tentações do pecado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: