ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Reanimai-vos e levantai vossas cabeças (Lc 21,28)

Lucas 21, 20-28

Diante dos desafios constantes, precisamos confiar em Deus, erguer a cabeça e reagir. A nossa libertação se aproxima!

Quando a comunidade de Lucas escuta a frase “quando virdes Jerusalém cercada por exércitos, sabereis, então, que se aproxima sua desolação” (21,20), isto já havia acontecido.

Ademais, se esperava que se falasse da destruição do Templo e se fala mais da ruína da Cidade Santa, que, para o Evangelho de Lucas é o lugar onde se cumprem as profecias. A ruína de Jerusalém não é o fim do mundo, mas uma prefiguração do juízo universal. Já, há seiscentos anos antes, Jerusalém havia vivido uma calamidade similar, nos tempos dos babilônios e esse fato havia sido interpretado pelos profetas como um juízo de Deus sobre o povo. A “fuga” de que fala o v.21, já a havíamos explicado como um desapego total dos bens terrenos ante a chegada imprevista do dia do Filho do homem.

Tenhamos esta certeza no coração: em um mundo onde vemos tantas maldades e onde nos dói tanto o não conseguir perceber com claridade como está agindo a justiça de Deus, é, exatamente, neste mundo, que Jesus, nosso Senhor Ressuscitado, culminará sua obra de justiça e fará com que reine a fraternidade e a vida.

Precisamos responder: Como viver hoje o ensinamento de Jesus: “recobrai o ânimo e levantai a cabeça porque se aproxima vossa libertação”?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: