Existe um livro na bíblia que não fala de Deus?
No livro de Ester, Deus não está em lugar nenhum. Como este livro entrou na Bíblia?
Ler a Bíblia (e entendê-la corretamente, tanto quanto possível) muitas vezes se mostra uma tarefa difícil. Requer paciência e treinamento. Exige atenção aos detalhes, algum conhecimento geral dos contextos em que esses textos foram escritos e a humildade intelectual para admitir que, na maioria das vezes, está errado. Mas talvez, antes de mais nada, a Bíblia precise ser lida com um espírito aventureiro, disposto a lidar com suas muitas “excentricidades”.
Dizer que a Bíblia está cheia de estranhezas é um eufemismo. Dizer que é um livro desafiador é certo e errado ao mesmo tempo. Para começar, a Bíblia não é um livro , mas um conjunto de vários livros separados, a maioria (se não todos) deles feita a partir do entrelaçamento de fontes diferentes, às vezes abertamente contraditórias. É também o subproduto do trabalho minucioso e meticuloso de gerações e gerações de escritores, compiladores e editores. É uma coleção de textos escritos, editados e codificados ao longo de milênios.
Não é surpreendente, então, que não haja apenas uma Bíblia. E isso não quer dizer o óbvio – a saber, que há uma miríade de traduções diferentes, algumas melhores do que outras. Existem Bíblias literalmente diferentes . Os judeus têm um, os cristãos protestantes têm outro e os cristãos ortodoxos e católicos romanos têm outro – o maior de todos, com 73 livros no total. O cânone luterano, em contraste, inclui 66 livros. Claro, todas essas Bíblias estão intimamente relacionadas umas com as outras e freqüentemente se sobrepõem. Mas eles não são os mesmos.
O processo de decidir quais textos entram na Bíblia e quais não é chamado de canonização – um termo aparentemente derivado das bengalas com as quais as varetas de medição eram feitas na antiguidade, que passou ao uso cristão para significar “norma” ou “regra” O cânone judeu, reunido ao longo dos séculos, costuma ser chamado de “Tanakh”. A palavra é um acrônimo feito das primeiras letras de cada uma das três principais coleções incluídas: “T” para a Torá (os primeiros cinco livros), “N” para Nevi’im (que significa “profetas”, e incluindo não apenas os livros com nomes de profetas como títulos, mas também os livros históricos de Josué, Juízes, Samuel e Reis) e “K” para Kethuvim (que significa “escritos”, que inclui mais ou menos todo o resto).