A Imagem de Nossa Senhora que destruiu a pandemia

Durante o século 6, houve uma peste mortal que devastou a Itália. Matou um grande número de pessoas e se espalhou como um incêndio.

Para combater essa epidemia, São Gregório Magno se voltou para Deus e liderou uma procissão pelas ruas de Roma. O Golden Legend narra esse evento e explica o que aconteceu em seguida.

A peste ainda assolava Roma, e Gregório ordenou que a procissão continuasse a fazer seu percurso pela cidade, com os participantes entoando ladainhas. Uma imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria era carregada na procissão. Diz-se que esta imagem ainda se encontra na igreja de Santa Maria Maior, em Roma, que foi pintada por São Lucas, que não era apenas médico, mas também um ilustre pintor, e que era uma imagem perfeita da Virgem. E vejam só! A sujeira venenosa do ar rendia-se à imagem como se dela fugisse e não pudesse resistir à sua presença: a passagem do quadro trazia ao ar uma serenidade e uma pureza maravilhosas.

O ar foi supostamente limpo por esta imagem e a peste cessou.

Tal imagem hoje é conhecida pelo nome “Salus Populi Romani”, que é traduzido como “Saúde do Povo Romano”. É a imagem favorita do Papa Francisco, que a escolheu especificamente para estar na Praça de São Pedro durante sua histórica bênção “Urbi et Orbi” de 27 de março de 2020, com a intenção de acabar com a pandemia de COVID-19.

Curiosamente, uma procissão com a mesma imagem foi feita em 1348, durante uma peste semelhante. Um Guia de Peregrinos para Roma do início do século 20 descreve esse milagre.

No altar-mor é venerada uma imagem de Maria atribuída a São Lucas e que foi levada na famosa procissão. Isso foi em 1348; a peste da Ásia invadiu toda a Europa e fez tantos estragos que as cidades perderam um terço, um quarto e até a metade de seus habitantes. Esta procissão pôs fim ao flagelo em Roma, e os romanos, para testemunhar sua gratidão, fizeram com que fosse construída a grande escadaria que conduz à entrada principal da igreja.

Não é surpresa que o Papa Francisco e muitos romanos continuem a buscar o auxílio do Senhor através desta imagem da Virgem Maria, que é associada a muitos milagres ao longo dos séculos.

via: aleteia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: