Dons Carismáticos (vídeo)
Os dons Efusos do Espirito Santo São divididos em 3 grupos. Dons de Inspiração, Dons de Revelação e Dons de Poder segundo a listagem de 1Cor 12,.4-11.
São eles…
- Dom de Línguas.
- Dom de Interpretação das Línguas.
- Profecia.
- Palavra de Sabedoria
- Discernimento dos Espíritos
- Palavra de Ciência
- Fé
- Cura
- Milagre
Dons de Inspiração – Dom de Língua; Dom de Profecia e Dom de Interpretação de Línguas:
Dom das línguas – Tido como o menor dos dons, entretanto é a porta de entrada dos demais dons carismáticos. Na oração em línguas experimentamos do próprio Espírito orando em nós e por nós. A oração em línguas é um dom que serve para a edificação da própria pessoa.
Quando oramos, falamos ou cantamos em língua saem de nossas bocas ruídos inexprimíveis que nós não compreendemos mas o Espirito Santo que conhece nosso coração nos ajuda a orar como convém.
Dom de Profecia – Esse dom nos faz conhecer a vontade de Deus sobre uma determinada situação. Através da profecia, Deus nos exorta, corrige e anima. Vale lembrar que a verdadeira profecia sempre orienta para Cristo e que não contraria e nem acrescenta nada ao que nos revelam as Escrituras e o Magistério da Igreja.
Dom de Interpretação das línguas – Esse dom não se trata da uma tradução, mas da capacidade de perceber o sentido da oração ou da profecia pronunciada em línguas. Com isso, podemos perceber o que o Senhor quer dizer em uma determinada circunstância.
Dons de Revelação – Palavra de Sabedoria; Palavra de Ciência e Discernimento dos Espíritos:
Palavra de Sabedoria – Por meio desse dom o Espírito Santo nos revela qual deve ser o nosso comportamento, dando-nos clareza e direção para a vida, tendo sempre em vista a vontade de Deus. A sabedoria é de extrema importância em determinadas circunstâncias embaraçosas da vida, em momentos de aconselhamento e em situações concretas do nosso dia a dia como no matrimonio, na educação dos filhos, no trabalho, no relacionamento com os irmãos e na vida cristã.
Dom de Discernimento dos Espíritos – Esse dom permite identificar instantaneamente em nós, nas outras pessoas e na comunidade se o espírito que está impulsionando ou está influenciando uma atitude, desejo ou decisão é de Deus, de natureza humana ou maligna. É extremamente precioso para servos em geral, mas principalmente para quem exerce função de coordenação, pregação e animação de Grupo de Oração. Isso porque é comum a participação na assembleia de pessoas que, às vezes, na tentativa de ajudar acabam semeando a confusão.
O Dom de Ciência – O dom de Ciência é o dom pelo qual temos uma revelação particular e momentânea de algo que só Deus conhece como fatos, acontecimentos do passado, lembranças dolorosas, problemas entre outros. O Dom de Ciência geralmente se manifesta após o ciclo carismático. A palavra, imagem, sentimento ou cena vem à mente sem que a pessoa tenha preparado, ou pensado. O dom de ciência pode vir acompanhado pelo dom da palavra de sabedoria. O primeiro revela a situação e o segundo indica o como agir. Ele pode ser usado na oração pessoal, revelando fatos sobre a própria pessoa e ajudando na santificação.
Dons de Poder – Dom da fé; Dom de Cura e Dom de Milagres:
Dom da Fé – Para compreender bem o Dom da Fé podemos fazer três divisões: fé teologal, fé virtude e fé carismática. A fé teologal é aquela em que a pessoa acredita que Deus existe e nas verdades da Igreja. Já fé virtude faz o homem confiar plenamente na realização das promessas de Deus e a viver os ensinamentos de Deus por amor e não como obrigação. Por fim, a fé carismática é aquela fé expectante, que opera maravilhas pelo poder do nome de Jesus, que até mesmo é capaz de fazer obras maiores do que o próprio Senhor fez – Jo 14,12.
Dom da Cura – O Dom da Cura foi-nos conferido pelo próprio Jesus quando nos envia com o mandato missionário (Mc.16,15-18). A cura se faz necessária desde que o homem rompeu com Deus, pelo pecado das origens, o plano que Ele tinha para nós. Precisamos de cura física, espiritual e emocional, cura das doenças, cura dos traumas e libertação do mal. Todos nós temos traumas e todos nós precisamos ser curados. Há muita necessidade de cura em nossos Grupos de Oração. Estamos amarrados e não conseguimos caminhar direito por conta desses traumas. Por isso, o primeiro passo é promover a cura dos servos, cuidando das ovelhas do Senhor.
Dom de milagre – Esse dom é a intervenção extraordinária de Deus na vida humana. Eles atestam que Deus está realmente presente no meio do seu povo e são consequência do exercício da fé carismática. Diferentemente da cura, que pode acontecer também com o auxílio da medicina, os milagres ocorrem quando não há mais possibilidades de um quadro ser revertido pela ciência. Podemos vivenciar milagres no hoje da nossa vida e o lugar privilegiado para isso é o nosso Grupo de Oração.