ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: 10 Coisas que o dinheiro não compra.

Mateus 13,44-46

O REINO COMO O MAIOR VALOR DA VIDA DO DISCÍPULO

“Pela alegria que dá, vai, vende tudo o que tem e compra…”

A parábola do tesouro escondido e da pérola preciosa pode situar-se muito bem no contexto do convite de Jesus para deixar tudo e segui-lo.

É uma proposta bastante forte dentro da opção cristã, mas vale a pena, porque, no fundo, o deixar tudo é adquirir um estado de liberdade necessário para o discípulo que deseja trabalhar no seguimento constante de Jesus.

É também um convite para quem optou por Jesus, que seja coerente com a escolha feita, e viva seu desprendimento com alegria, já que tomar o caminho do Senhor traz consigo a aquisição de uma grande riqueza que não é negociável e que, tampouco se desvaloriza.

Ao ter o Senhor como pérola e único tesouro, temos a certeza de que não há nenhuma outra aquisição mais vantajosa e rentável do que a liberdade de Deus no concreto da vida do homem.

Com o Reino dos céus acontece o mesmo que na parábola: uma vez que tenha sido descoberto em todo seu valor, temos que tomar posse, fazê-lo nosso, e nenhum preço é alto demais para sua aquisição.

Peçamos ao Senhor Jesus para que possamos seguir vendo a Ele como o mais precioso tesouro de nossas vidas, e que, ao pensar nessa riqueza que possuímos, não por compra, mas como um dom, ela nos leve a uma ação de graças constante pelo dom maravilhoso de tão alto valor para o benefício de nosso coração.

Acompanha-nos, Jesus, no seguimento meditativo e reflexivo da tua palavra, dom que nos ofereces para o nosso crescimento, dom que nunca terminaremos de apreciar todo o valor que possui.

Que nossa caminhada para Ti se consolide graças às lições que nos deste ao longo deste mês de Julho, e que esta forma misteriosa que tens de alcançar nossas vidas nos transforme interiormente e floresça em alegria. Amém.

LISTAMOS COISAS QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA:

1. Amor

O dinheiro pode comprar luxúria, atração e poder, mas não pode comprar amor. Isto, porque o amor é algo íntimo, algo sincero, algo misterioso. O dinheiro não é nada disso. Ele é simplesmente um método de troca – nada mais e nada menos. É usado para pagar por um produto ou serviço, sua conveniência, conforto e luxo – nenhum dos quais tipifica o que os seres humanos realmente precisam.

Muitos de nós aprendem essa lição da maneira mais difícil. Nós acumulamos mais, apenas para nos sentirmos mais vazios. Isso ocorre porque somos criados em uma cultura que valoriza a riqueza, o que, de fato, leva a equívocos e falsas crenças.


2. Verdade

Muitas vezes o dinheiro é gasto para forçar crenças, e pode até ser gasto para criar pesquisas tendenciosas para reforçar uma opinião. E, grande parte das vezes, é o dinheiro quem ganha… a curto prazo.

No final, não importa quanto dinheiro seja gasto para sufocar ou distorcer a verdade, ela sempre será revelada.


3. Tempo

Cada minuto que passa é um tempo que nunca voltará. Você está um minuto mais perto de morrer. Isto pode soar mórbido ou deprimente, mas é verídico. Nossa vida começa a desaparecer no momento em que nascemos.

Apesar de todos os avanços científicos e médicos, não existe uma maneira prática de prolongar significativamente a vida.

Nenhuma quantia de dinheiro será capaz de voltar os relógios. Devemos simplesmente levar a vida, momento a momento, e vivê-la ao máximo.


4. Paz

Olhe para as incontáveis ​​quantias de dinheiro que os governos e as pessoas gastaram em nome da “paz”. Essas vastas somas nunca conseguirão se aproximar de algo “pacífico”.

Mais importante ainda, sua paz interior não depende do saldo de seu extrato bancário. Depende de como você treina sua mente, define as expectativas e define o que a paz interior realmente significa para você.


5. Talento

Os dons e habilidades que você possui em sua mente e corpo não têm preço. O dinheiro pode ajudar certas pessoas a desenvolverem um talento, mas nunca poderá comprar talento ou habilidade.

Além do talento inato, existe a capacidade de aprender uma habilidade ou talento. Isso nunca poderá ser comprado com qualquer quantia de dinheiro. Os processos mentais e a destreza da mente e do corpo nunca serão compráveis… são inestimáveis.


6. Saúde

Embora seja verdade que o dinheiro pode comprar cuidados de saúde e remédios, não pode substituir a saúde natural. Ao mesmo tempo, atividades como exercícios, medicamentos preventivos e autocuidado natural custam de pouco a nada.


7. Bons modos/classe

Pessoas rudes existem em todas as classes sociais. Como tratar alguém de uma forma respeitosa, obviamente, não vem do dinheiro.

O dinheiro pode realmente colocá-lo em uma “classe superior”, mas, certamente, não o faz uma pessoa com classe.


8. Amigos verdadeiros

Possuir dinheiro certamente pode atrair pessoas que querem ser amigas, mas não garante uma verdadeira amizade. A maioria dos amigos verdadeiros amam uns aos outros e o que discutimos sobre dinheiro e amor, também aplica-se aqui.

Amigos verdadeiros são os que estão lá durante os momentos bons e ruins. O dinheiro e as posses não importam para amigos verdadeiros; você importa.


9. Conhecimento

A informação que você acumula, os elementos do seu intelecto e as formas como exibe sabedoria nunca podem ser compradas. Alguma vez você já se perguntou por que algumas das pessoas mais ricas parecem agir das maneiras mais tolas? Isso ocorre porque o dinheiro ou algo mais influenciou seus processos de pensamento.

Algumas pessoas ricas afirmaram como o dinheiro as faz sentirem “invencíveis” e, como resultado, tomam decisões realmente ruins. Portanto, não é apenas a aquisição desse conhecimento que o torna inestimável, é a aplicação prática dele; nenhum dos quais o dinheiro pode comprar.


10. Presença e aceitação

Talvez o mais importante seja a presença e a aceitação – a capacidade de estar mentalmente presente e aceitar, sem julgamento, todas e cada uma das situações. Este incrível presente não está disponível para compra, apenas para aqueles que procuram entender e aplicar os conceitos.

A capacidade de estar presente, aceitar cada momento, à medida que navegamos na vida, é um presente valioso… mais valioso do que qualquer quantia em dinheiro!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: