ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: A oferta da viúva

Lucas, 21,1-4

Jesus observa atentamente a atitude dos que colocam suas ofertas no cofre do templo e elogia o gesto da viúva, que apesar de serem apenas duas insignificantes moedas tinha um valor maior por se tratar de tudo que ela tinha. Apendamos a ofertar não a sobra, mas do que temos, por gratidão!

A frase “tudo quanto tinha para viver” (21,4), mostra que a viúva entregou aquilo do qual dependia sua existência. Desta maneira Jesus nos ensina: Que devemos valorizar o pequeno. Valorizar os pequenos esforços de conversão que fazem nossos irmãos. Valorizar as pequenas contribuições que fazem de coração. Valorizar os pequenos gestos de amor que nutrem a amizade:

  • Que a mulher viúva é um autêntico modelo de discípulo do Senhor, porque o discípulo é o que –como seu Mestre- aprende a esvaziar-se de si mesmo na doação de sua vida no cotidiano.
  • Que no passar do “dar do que nos sobra” (doação que não afeta) ao “dar de nós mesmos” (ao perder algo fundamental de nossa vida), abandonamos toda nossa vida em Deus como fez Jesus na Cruz.

A fonte e o cume da vida cristã não é só o celebrar, mas chegar a ser “Eucaristia” viva. A mulher pôs toda sua vida em Deus. Oxalá, pudéssemos viver este radical abandono nos braços de Deus!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: