ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: A pequena semente que se tornou uma árvore.

Lucas 13,18-21

O Reino de céus é semelhando a um grão de mostarda. Assim Jesus compara o crescimento em nós, mas é preciso um cuidado permanente para que a arvores não morra.

  Lucas, em seu relato, não insiste, propriamente, no contraste entre a ‘semente pequena’ e a ‘planta grande’, como parecem fazer Marcos e Mateus, mas na idéia do ‘crescimento’. Este revela, para Lucas, a realização de uma profecia, e esta afirmação de Jesus, na pena do evangelista, se converte no anúncio de um cumprimento messiânico.     

  Na perspectiva de hoje poderia corresponder à expansão do Evangelho entre os pagãos e isto constituiria uma maravilhosa ponte lançada por Lucas entre as duas partes de sua obra (o terceiro evangelho e os Atos dos apóstolos). Com o dom do Espírito e com o dom da pregação apostólica, a Palavra de Deus se difundirá pelo mundo e se propagará entre os homens a única fé em Jesus. Vale destacar que, tanto na parábola, como no ministério público de Jesus, marcado por um começo simples e pobre (situação da Igreja primitiva), com a luz e a força do Espírito, a pequena semente lançada por Jesus começou a crescer, estendeu-se pelo mundo e arraigou no coração dos homens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: