A quem muito é dado, muito será cobrado. (EFC)

Lucas 12,39-48

Se olharmos o Evangelho, no v.41, veremos que a Pedro não ficou claro se a parábola se aplicava somente aos discípulos ou aos líderes da comunidade. Por isso vem à segunda parábola (12,41-48) que toma a mesma exigência do “Estai preparados!” no assumir as responsabilidades típicas de um animador da comunidade, a quem Jesus chama “o administrador fiel e prudente” (12,42).

Como vimos na parábola de ontem, também esta se desenvolve em duas partes:

  • Caracteres do administrador “fiel e prudente”: sabe que os bens não são seus, não é mesquinho nem rígido, sabe fazer que alcance a todos a comida (v.42). Este receberá a “bem-aventurança” de seu Senhor (v.43) e se lhe concederão funções de maior responsabilidade na comunidade (v.44).
  • Caracteres do administrador “infiel”: descuida-se na vigilância, dar a si boa vida, aproveita-se das circunstâncias; logo não sabe dirigir a comunidade, se põe agressivo e se esquece dos demais. Primeiro se esquece de si mesmo e logo dos demais (v.45). O castigo é, todavia maior (46-48).

A parábola conclui com a moral: “A quem se lhe deu muito se lhe reclamará muito; e a quem se confiou muito, se lhe pedirá mais” (12,48b). Se os dons que o Senhor nos dá vão crescendo junto conosco, quanto mais teremos que crescer em nosso sentido dá gratidão da responsabilidade!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: