ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: A vida com Jesus é festa!

Lc 5,33-39

Observando este conjunto de passagens do capítulo 5 de Lucas, entre 5,12 e 5,32, vemos como o Evangelho se converte em uma festa da misericórdia: a misericórdia com o leproso, com o paralítico perdoado, com Levi e seus companheiros pecadores. É a festa dos que o médico Jesus salvou, recuperando-os para a vida: este irmão teu estava morto, e voltou à vida; estava perdido, e foi encontrado (15,32).

Esta comunidade é diferente, é que sempre está em festa e não encaixa nos parâmetros ascéticos de comunidades já conhecidas, como as de João Batista e os fariseus: “Os discípulos de João jejuam frequentemente e recitam orações, igual os dos fariseus, os teus comem e bebem (5,33).

A reação dos fariseus e escribas, que acabamos de citar, é muito significativa. Eles notam que em volta a Jesus tem se formado uma comunidade com características novas. Jesus vai responder mostrando-lhes que o que está acontecendo é algo profundo: é o bom vinho da alegria do Evangelho que transforma tudo desde dentro.

O tema em questão é o jejum que se supõe que os discípulos de Jesus também devem fazer nos dias prescritos como expressão da conversão. Do início ao fim, como acaba de dizer em 5,32, Jesus veio chamar a conversão os pecadores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: