ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Abrir-se à Palavra de Deus

Mateus 13,10-17

CONHECER OS SEGREDOS DO REINO

“A vós foi dado conhecer os segredos do reino”

Jesus acabara de contar a parábola do semeador para uma multidão que havia se juntado na margem do lago disposta a escutá-lo. O texto o apresenta subindo a uma barca.

Terminado o relato, ou melhor, os relatos, porque, segundo diz o texto: “explicou-os muitas coisas em parábolas” (v.3), os discípulos então se aproximaram e perguntaram-lhe por que falava Ele em parábolas à multidão (v.10).

A resposta de Jesus é um pouco enigmática, e quase, diríamos, divide seus ouvintes em dois grupos:

  • Aqueles que fizeram um processo na compreensão, assimilação e vivência da Palavra; e
  • Aqueles que, mesmo tendo-a escutado, não se empenharam em um caminho de conversão pessoal.

Jesus disse a seus discípulos que não é por eles que fala em parábolas, pois já fizeram um caminho na compreensão dos ‘segredos do reino’. 

Passemos à resposta de Jesus (vv.11-17): “A vós foi dado a conhecer os mistérios do Reino dos céus, porém, a eles não” (v.11).

Não podemos pensar que se trate de um privilégio ‘dado’ a alguns (que compreendem), e ‘negado’ a outros (que não compreendem). O compreender ou não, é fruto de um caminho de conversão, de intimidade com Jesus e abertura consciente à sua palavra, e requer esforço.

Não é um simples ouvir a Palavra e deixar que resvale, sem que toque a vida. “Pois, àquele que tem, será dado mais ainda, e terá em abundância; mas o que não tem, será tirado até o pouco que tem.” (v.12).

Para quem fez um caminho sério de abertura e confrontação com a Palavra de Deus, tudo o que acontece é ocasião de crescimento, de riqueza interior: ser-lhe-á dado mais.

Porém, para quem não percorreu este caminho, o pouco que poderia ter, o perde. Jesus é muito duro quando diz: “ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado”.

“É por isso que lhes falo em parábolas, porque vêem sem ver, e ouvem sem ouvir nem entender” (v.13). Então, estas pessoas se torna impermeável à ação de Deus e a todas os modos como Ele quer se aproximar delas. Jesus, nesta hora, cita uma dura profecia de Isaias: (vv.14-15).

A causa de tal fechamento é o coração endurecido que não deixa penetrar a ‘boa nova’ de Cristo. Mateus sublinha três partes do corpo: coração, olhos, ouvidos. O coração fechado impede ver e ouvir.

É dura a expressão do profeta Isaías que então cita Jesus: “Por mais que escutem não compreenderão. Por mais que olhem não verão”. É a surdez e a cegueira espirituais causadas pela também espiritual arterioscleroses do coração.

Jesus termina com uma bem-aventurança para seus discípulos:

Mas felizes os vossos olhos porque veem, e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não ouviram” (vv.16-17).

Não tanto porque têm olhos e ouvidos bons, mas porque seu coração é bom e reto e capta, sem dificuldade, a mensagem de Jesus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: