ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: As lições da mesa.

Lucas 14,12-14

AS LIÇÕES DA MESA

 “Não convides teus amigos, mas aos pobres e estropiados”

Jesus se dirige ao anfitrião da comida, que é um fariseu.

Eles faz um paralelo entre duas maneiras de selecionar os convidados, para assinalar aí qual deve ser o comportamento distintivo de um seguidor seu. Observemos com atenção o texto:

  • Na primeira situação a lista compreende: os amigos, os irmãos, os parentes e os vizinhos ricos.  São aqueles que, muito provavelmente, também te oferecerão um banquete. Na segunda lista, a que propõe Jesus, os convidados são todas as pessoas que não têm como corresponder com outro convite: pobres e estropiados, coxos e cegos;
  • Neste paralelo se destaca o fato da recompensa ou pagamento de favor. No primeiro caso, a recompensa é imediata (na terra), e no segundo, esta aguarda o tempo da ressurreição (v.14).

Ao enfatizar a novidade do comportamento de não trazer à mesa somente os que estão em condições de devolver o convite, Jesus lança uma nova maneira de entender as relações humanas. Segundo esta, as relações humanas, habitualmente fundamentadas na reciprocidade, na troca de favores, se baseiam, ao contrário, em um amor unilateral, assim como é o amor de Deus por cada homem: Deus nos ama, apesar de que não queiramos ou não estejamos em condições de responder à altura de seu amor.

Assim se entende por que convidar a um pobre. Porém Jesus colocou na lista também uma pequena lista de enfermos: “estropiados, coxos e cegos”. O coração deve expandir-se, para dar espaço a todos, especialmente aos desfavorecidos, aos abandonados, aos que sofrem, e acolher-lhes com amor, fazendo deles parte de nossa própria vida. Para isso é preciso vencer a repugnância e os medos dos prejuízos, como o fez Jesus.

Nos esforcemos para superar as ações por conveniência ou meros interesses pessoais. Precisamos fazer tudo por iniciativa do coração sem querer recompensas neste mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: