ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Evangelho (Mt 16,13-23)

 “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.

18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

SANTA MARIA MAIOR

No dia 5 de Agosto comemora-se a Solenidade da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.  

A construção da igreja teve início por volta do ano 360, quando o Papa Libério recebeu uma impressionante revelação de Nossa Senhora: ele deveria construir uma igreja dedicada a Ela em um monte que ficaria, por aqueles dias, totalmente coberto de neve. Porém, era o mês de Agosto, pleno verão em Roma e o calor castigava seus habitantes. Mas, deu-se o fato milagroso e realmente nevou sob o monte Esquelino. Devido a esse milagre, também neste 5 de Agosto é comemorada a festa de Nossa Senhora das Neves.

A Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro Basílicas Papais é o mais antigo santuário mariano da Europa, e, na forma como se encontra hoje, foi construída a mando do Papa Sisto III, depois do Concílio de Éfeso, no ano 431. Nesse Concílio Nossa Senhora foi solenemente proclamada Mãe de Deus.

Ao longo dos anos a Basílica recebeu diversos nomes. Antes de ser denominada Santa Maria Liberiana, por exemplo, foi chamada Santa Maria della Neve (Santa Maria da Neve), uma alusão ao milagre da neve. Após o pontificado do Papa Libério, a basílica obteve uma relíquia da Manjedoura Santa e passou então a ser chamada de Santa Maria Del Presepe (Santa Maria do Presépio). Por fim, foi batizada de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), porque é a maior das 26 igrejas em Roma dedicadas à Virgem Maria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: