ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Mateus 14,22-33

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

A Basílica de São Pedro foi construída pelo Papa Julio II e pelo Papa Alexandre VI, sobre o túmulo de São Pedro, e a Basílica de São Paulo foi construída a dois quilômetros de distância do local do martírio de São Paulo, também chamada de São Paulo fora dos muros porque foi erguida fora dos muros da antiga cidade de Roma.

São Pedro e São Paulo são considerados as colunas da Igreja. Por caminhos diferentes, os dois terminaram suas vidas com um glorioso martírio na cidade eterna, Roma, sob o domínio do imperador Nero. Pedro, condenado como Jesus, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como o Mestre. Paulo morreru degolado.

A Basílica de Latrão (cuja dedicação é celebrada em 9 de novembro) e depois a Basílica vaticana tornaram-se o sinal do triunfo do cristianismo. A dedicação da Basílica de São Pedro foi feita pelo Papa Silvestre (314-335), e a da Basílica de São Paulo, pelo Papa Sirício (384-399).

Ao lado da Basílica de São Pedro foi construída todas as dependências do Vaticano, onde reside o Papa. Na Basílica de São Paulo fora dos muros existe um mosteiro onde moram centenas de Padres Beneditinos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: