ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Deus está dentro de mim!

Lucas 17,20-25

“O Reino de Deus está dentro de vocês”

Efetivamente, o Reino de Deus já está presente para todo aquele que seja capaz de captá-lo na fé, porém não há que esquecer -como o ensinam as parábolas da semente- que ele tem uma dinâmica interna, uma progressão, que aponta a sua consumação no futuro.

O que se pode ver no presente do ministério de Jesus é humilde em comparação com a grandeza que se verá ao final, na segunda vinda do Senhor. Atualmente vivemos em meio desses dois tempos.

Nesta expectativa não faltam os afanes. Como ensina o v.22, nos tempos de obscuridade, próprios das perseguições, se desejara ver ao menos um pouco de luz, algum sinal, porém não se verá. De fato, as primitivas comunidades sofreram muito com isto.

Elas imaginavam um regresso quase imediato do Senhor Jesus, porém passava o tempo e isto não se realizava. A demora do fim da historia, dá ocasião para que surja todo tipo de conclusão e falsas profecias. Inclusive, apareceram muitos candidatos a “messias”. Porém como disse Jesus: “Não vás, nem corrais atrás” (v.23).

Jesus mesmo dá uma chave, que é a que deve ter-se em conta: “como relâmpago fulgurante… assim será o Filho do homem em seu dia” (v.24). A frase não há que tomar ao pé da letra, é uma imagem. 

Não é que sua aparição seja súbita como a velocidade de um raio, mas que como este será suficientemente luminosa e visível. Não tem que estar se desgastando, então, com supostas revelações ocultas que podem perceber só uns privilegiados e iniciados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: