ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “Eu sou Jesus, a quem você persegue” (Conversão de S. Paulo)

Marcos 16,15-18

Saulo no caminho de Damasco é surpreendido por uma voz que diz: “-Porque me persegues?”(At 9). Era Jesus, escolhendo um perseguidor para ser seu apóstolo. Saulo, passa a se chamar Paulo que, a partir deste encontro pessoal com Jesus, tem sua vida completamente mudada.

Não é estranho que Jesus tenha falado: porque você me persegue ao invés de dizer: porque você persegue meus seguidores? a resposta é simples: quando perseguimos um filho, o pai sente a aflição maior. Quando perseguimos, difamamos, maltratamos, é a Deus que o fazemos: “TUDO QUE FIZESTES A UM DESSES PEQUENINOS, É A MIM (JESUS) QUE FIZESTES”(Mt26,40).

Mas quem é São Paulo?

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta.

No Capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, narra todo o momento de sua conversão. A partir de seu encontro pessoal com Jesus ele se tornou o maior evangelizador do Novo Testamento, escrevendo 14 cartas e empreendendo diversas viagem missionárias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: