ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Humildade e tolerância.

Lucas 9,46-50.
QUANDO SE PERDE DE VISTA A CRUZ

“Suscitou uma discussão entre eles…”

Hoje voltamos ao capítulo 9 de Lucas, onde se confessa a fé em Jesus como o Messias-Cristo e onde Jesus tem traçado a nova rota do seguimento: o mistério da Cruz.

Sábado passado havíamos visto um primeiro sinal de “imaturidade espiritual” dos discípulos ao não conseguir entrar em sintonia com a proposta de Jesus. Hoje vemos outros dois sinais. Que acontece quando uma pessoa ou uma comunidade caminham com Jesus, porém deixam de lado a Cruz? Acontecem estas duas situações:

  • Há problemas de autoridade: Quando uma comunidade se divide, quando um líder arrasta uma parte da comunidade consigo e a põe contra outro líder, quando há pelejas do tipo “eu mando aqui”, quando há presunção entre as pessoas, de submissão de umas a outra. Se isto acontece, é que se perdeu de vista a Cruz do Senhor.
  • Há censuras e acusações a outras comunidades: Quando na comunidade brotam atitudes de intolerância, quando entre as comunidades entram em competências para mostrar quem faz mais e melhor para levar os aplausos da Igreja, quando há invejas entre os líderes, quando se difama a outra comunidade, quando se discute suas atuações, é que se perdeu de vista a Cruz doSenhor.

Enfim… Jesus recorda a seus discípulos que a Cruz é humildade e pequenez, como a criança que é colocada no meio da comunidade (9,47). Porém, também é acolhida do diferente, é abertura de coração para captar o bom que há nos outros e trabalhar por uma sã harmonia.

Quando se tem em vista a Cruz, então as relações são diferentes: “O que recebe a esta criança em meu nome, a mim recebe; e o que me recebe, recebe Àquele que me enviou; pois o menor entre vós, esse é maior” (9,48). Ponhamos em nossas comunidades a dinâmica e o sabor do Evangelho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: