ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Jesus escolheu você!

Marcos 3,13-19

O chamado dos Apóstolos é um momento que nos faz vislumbrar como Jesus nos escolhe, qual o critério e para que nos escolhe.

Sabendo de todas as nossas fraquezas e imperfeições; do nosso medo e inconstâncias; das nossas quedas e até escândalos… Ele escolheu o fraco pra confundir o forte. Ele escolheu você!

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja, vai nos ajudar hoje a contemplar este mistério:

O mistério da vocação

Vou fazer uma única coisa: começar a cantar aquilo que hei de dizer ao longo de toda a eternidade:

“as misericórdias do Senhor!” (Sl 88,1)… Ao abrir o Santo Evangelho, os meus olhos pousaram nestas palavras: “Tendo Jesus subido à montanha, chamou a si os que lhe aprouve e vieram até Ele”.

Eis o mistério da minha vocação, de toda a minha vida e, particularmente, o mistério dos privilégios que Jesus concedeu à minha alma. Ela não chama os que são dignos mas os que lhe apraz ou, como diz São Paulo: “Deus tem piedade de quem quer e faz misericórdia aos que quer fazer misericórdia.

Isso não é obra de quem quer nem de quem corre, mas do próprio Deus que faz misericórdia” .

Durante muito tempo perguntei porque é que Deus tinha preferências, porque é que as almas não recebiam todas o mesmo grau de graças e espantava-me ao ver que Ele concedia favores extraordinários aos santos que O tinham ofendido, como S. Paulo ou S. Agostinho, que os forçava por assim dizer a receber as graças, ou então ao ler as vidas de santos que Nosso Senhor quis acarinhar desde o berço à tumba, sem deixar no seu caminho nenhum obstáculo que os impedisse de se elevarem para Ele… Jesus dignou-se instruir-me acerca deste mistério. Pôs diante dos meus olhos o livro da natureza e compreendi que todas as flores que Deus criou são belas… Ele quis criar os grandes santos que podem ser comparados aos lírios ou às rosas; mas criou também os mais pequenos e esses devem contentar-se em ser margaridas ou violetas, destinadas a alegrar o olhar do Bom Deus quando Ele aspira… A perfeição consiste em fazer a Sua vontade, a ser o que Ele quer que sejamos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: