ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Lâmpadas acesas e cinto na cintura

“Quem conheceu o Reino e por ele se encantou, jamais terá sossego.” O estado de vigilância está ligado ao estar pronto para servir.

Lucas 12,35-38:

Dos servidores para com seu Senhor

De acordo com a primeira parte (vv.35-36), a espera do Senhor se faz com:

“Cintura cingida”. Usualmente, em casa se andava com a túnica solta, sem correia; é o equivalente a estar de pijama ou de roupa cômoda quando se chega em casa depois de uma longa jornada. Ao contrário, “estar com o cinto” era próprio de quem estava pronto para o trabalho ou para uma viagem (Ex v.11; recordemos, também, que Jesus se “cinge” para servir na última ceia).

“Lâmpadas acesas”. Quando a família ia dormir estas eram apagadas. Por isso lâmpada acesa é sinal de atividade na casa. Para Mt 5,16 as lâmpadas são as “boas obras” e sua irradiação evangelizadora.

Com estas duas imagens, Jesus ensina que o discípulo que sabe viver a “espera” é o que sabe “vigiar”.             A vigilância é o contrário do ir dormir ou entrar em situação de repouso.  Assim, o Evangelho não dá sossego, não permite descuido, não dá espaço para a moleza, não tem repouso, não tem jubilação.

“Vigiar” é estar sempre pronto para a ação, sempre em forma para poder viver os requerimentos próprios do Evangelho (“cintura cingida”) e para irradiá-los aos demais irmãos (“lâmpadas acesas”).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: