ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: O leproso agradecido

Lucas 17,11-19

Jesus cura 10 leprosos, mas só um volta para agradecer.

Agradece aquele que é capaz de admiração, que não se sente com “direitos adquiridos” com Deus, que descobre que tudo é graça, que nada é merecido.

Às vezes nos acontece na família e nas comunidades: estamos tão habituados a receber serviços que pouco a pouco vamos esquecendo de agradecer. Porém, não deveria ser assim, cada dia poderíamos ler o pequeno gesto de amor como uma imensa novidade, com um convite à alegria.

Além do mais, quem agradece fica, de alguma forma em divida com o outro. Por isso, o reconhecer –mediante o agradecimento- um bem que nos foi feito, de alguma maneira nos compromete com o outro. Talvez os outros dez leprosos só queriam, como acontece tantas vezes nas relações com Deus, o favor imediato, porém, não o compromisso do seguimento até a Cruz.

Como conclusão, Jesus disse ao leproso: “Levanta-te e vai-te; tua fé te salvou” (v.19). Aparece assim o tema da salvação, que não consiste tanto na cura física (que também receberam os outros nove leprosos), mas a recuperação da vida em sentido pleno, o dom da vida recebido pelas benditas mãos de Jesus, presença viva de Deus em meio dos homens.

O dom da salvação é para quem sabe reconhecê-la pelo caminho humilde da gratidão.

Precisamos viver a espiritualidade da gratidão. Dizer muito obrigado, pode ser tudo o que você precisa pra se sentir bem hoje.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: