ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: O meu próximo, quem é?

Lucas 10,25-37

“MINHA REGRA DE VIDA É O EVANGELHO” (São Francisco de Assis)

“Vai e faz tu o mesmo”

1. Na escola do Bom Samaritano

O evangelho de hoje nos coloca, ante uma opção radical para viver segundo o evangelho. Para o amor universal: Quem é o próximo?

Um doutor da Lei se dirige a Jesus e pergunta-lhe: “Quem é meu próximo?” (10,29). Jesus responde contando-lhe a parábola do Bom Samaritano (10,30-35). Na resposta de Jesus, um escândalo: Um samaritano ajudando a um judeu! Impossível!

A pergunta do doutor da Lei encontra assim sua resposta: o “próximo” não é alguem no meio familiar, social, racial, político ou religioso. Há uma visão mais universal: todo homem.

E não só todo homem, mas todo o que necessita de minha ajuda. Na parábola na realidade o “próximo” é o inimigo. Já sabemos que os judeus e os samaritanos não mantinham boas relações (ver Jo 4,9).

Como queria são Francisco, esta parábola tem que encarnar-se, agora, na vida cotidiana. Nossas ruas e praças são como aquele caminho de Jericó onde alguém, que talvez não conhecemos e que pode ser inclusive uma ameaça para nós, aguarda por nossa misericórdia.

Deixemos que o imperativo de Jesus nos impregne no coração e se converta em regra de vida: “Vai e faz tu o mesmo!” (10,36).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: