ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Quais as minhas motivações para seguir Jesus?

Marcos 3,7-12

“Uma grande multidão, ao ouvir o que fazia, acorria a Ele”

O Evangelho que lemos hoje apresenta-nos Jesus seguido de multidões. No texto encontramos algumas expressões que repetem a mesma idéia: “grande multidão”, “multidão”, “curou a muitos”.

Parece que estamos a ver Jesus caminhando pela praia, seguido de uma grande quantidade de gente que se atropela para tocá-lo e estar junto a Ele. Qual é a causa de tudo isto? O mesmo texto nos diz muito claro: “uma grande multidão, ao ouvir o que fazia, acorria a Ele” (v.8).

Como dizíamos faz uns dias, o povo não se deixou convencer por um pregador brilhante que comovia com suas palavras e a quem queriam seguir ouvindo. Não. O povo, e mais, a multidão, seguiu Jesus, uns porque partilharam de uma experiência. Outros contaram que havia feito Ele, que haviam presenciado, e, em ocasiões, experimentado em sua própria vida com alguma cura. O que arrasta para Jesus não são unicamente suas palavras, mas suas obras.

É interessante notar que Marcos quer sublinhar que a ação de Jesus está passando de um espaço, poderíamos dizer ‘doméstico’ (sua terra e os seus), a outro universal. Isso vemos claro quando se destaca a proveniência da multidão: Galileia, Judéia, Jerusalém, Iduméia, Tiro e Sidonia. A notícia se expandiu relativamente rápido, visto que não existiam os meios modernos de comunicação de hoje. Recordamos aqui o salmo 98: “Os confins da terra viram a salvação de nosso Deus” (v.3).

Precisamos nos questionar hoje:

1-Minha relação com Jesus se limita somente a ir a Ele quando necessito de uma graça, um favor?

2-Diante do que Jesus realizou em minha vida, tenho partilhado com os outros?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: