ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Reconhecendo os erros e pedindo misericórdia

Jesus faz críticas as cidades impenitentes. Isso se aplica a nós que endurecemos o coração e não nos convertemos ao Santo Evangelho.

Mateus 11,20-24

No Evangelho vemos que as cidades de Corazim e de Betsaida, cidades bem conhecidas na região geográfica da missão de Jesus na Galileia, personificam a reação adversa frente ao Evangelho. A indiferença dos que mais receberam é injustificável e, por isso, o julgamento aparece mais duro.

Vamos aprofundar essa reflexão com São Gregório Magno (c.540-604), papa, doutor da Igreja.

 “Jesus começou a fazer censuras às cidades que não se tinham convertido”

Gritemos com Davi; ouçamo-lo chorar e vertamos lágrimas com ele. Vejamos como se corrige e alegremo-nos com ele: “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa misericórdia”.

Coloquemos diante dos olhos da nossa alma um homem gravemente ferido, quase prestes a exalar o seu último suspiro, que jaz nu sobre o pó do caminho. No seu desejo de ver chegar um médico, geme e pede àquele que compreende o estado em que se encontra que tenha piedade dele.

Ora, o pecado é um ferimento da alma. Tu, que és esse ferido, compreende que o teu médico se encontra dentro de ti, e descobre-lhe as chagas dos teus pecados.

Que Ele ouça os gemidos do teu coração, Ele que conhece todos os pensamentos secretos.

Que as tuas lágrimas o comovam e, se for preciso procurá-Lo com uma certa insistência, do fundo do teu coração, faz subir até Ele suspiros profundos.

Que a tua dor chegue até Ele e que também a ti te digam, como a Davi: “O Senhor apagou o teu pecado”. “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa misericórdia”.

É pouca a misericórdia que atraem sobre si aqueles que fazem diminuir a sua falta porque não conhecem esta grande misericórdia. Por mim, caí pesadamente, pequei com conhecimento de causa. Mas Tu, médico todo-poderoso, Tu corriges aqueles que Te desprezam, instruis aqueles que ignoram a sua falta e perdoas àqueles que te são confessadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: