ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Sal e Luz: a identidade dos que seguem Jesus.

“Brilhe, assim, vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem…”

As bem-aventuranças descrevem o que acontece à vida interior do discípulo que acolheu o Reino dos Céus, proclamado por Jesus. Mas, o que acontece interiormente deve ver-se logo em sinais externos. Deste último trata a segunda parte da introdução do Sermão da Montanha: a vida nova do bem-aventurado tem que “ser vista” (Mt 5,13-16).

Jesus não afasta o olhar da multidão (ver 5,1). Suas palavras passa do insistente Bem aventurados” ao Vós sois”. A ênfase recai no que o discípulo está chamado a ser como expressão de sua identificação com Jesus.

SER SAL:

Quando se põe sal na sopa, este tem dupla virtude: estar em toda a sopa; e de forma escondida. Ninguém fala dele, a menos que faça falta ou esteja em excesso; o sal é, além disso, um bom conservante dos alimentos.

SER LUZ:

A luz foi feita para iluminar, por isso não admite ser escondida. Com duas comparações, Jesus ilustra o absurdo de uma luz escondida: a cidade no alto do monte; e a lâmpada que deve ser posta sobre o candeeiro.

Deus nos chama a dar sabor e iluminar a vida dos que estão ao nosso redor. Somos fertilizantes (sal da terra) a gerar vida onde vivemos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: