ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Tomada de decisão a tempo

Assim como sabemos quando vai chover olhando para o tempo, devemos ter a mesma percepção com os sinais dos tempos presentes e nos convertermos. (*audio de 25/10/2019)

Lucas 12,54-59 

O DISCERNIMENTO: DISCERNIR OS SINAIS DOS TEMPOS.

“A decisão tomada a tempo”

Com as palavras “também dizia a multidão” (v.54), o relato de Lucas que temos acompanhado nos indica que começa uma nova etapa na formação que Jesus oferece no caminho para Jerusalém. 

Nela Jesus faz novos chamados à conversão. Em consonância com o convite que Jesus vem fazendo, para que sua Palavra seja “escutada” e, a partir dela, se inicie um caminho de conversão e compromisso no seguimento (11,27-28: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam”).

Jesus insiste hoje sobre este tema a partir de duas realidades bem conhecidas pelos ouvintes:

  • A experiência cotidiana do prognóstico do tempo: análise dos sinais dos tempos (vv.54-57);
  • A necessidade de por em ordem a carteira, antes que venha um problema financeiro grave sobre a casa: o caso do devedor (vv.58-59).

Quando a vida vai caminhando para a ruína, é preciso deter-se para refletir e optar por uma nova rota a tempo, sem demoras.

Frente à pessoa de Jesus e sua mensagem, cada um de nós está sendo convidado continuamente a observar, escutar, analisar seus sinais e tomar a sabia decisão de escolher a Ele, orientando a vida pela rota que os sinais discretos de sua presença nos assinalam.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: