Jornada da Paixão: “Tu és meu Deus e Meu Tudo”.
A caminhada quaresmal da Comunidade Paz e Bem, é um roteiro diário, onde por meio de nossas redes sociais, vamos nos unindo em oração as 5 horas da manhã, para contemplar o mistério do Amor que se deixa ver na Cruz. Cristo se entrega totalmente, sem reservas, revelando que Deus não é apenas parte da nossa vida, mas o Tudo que a sustenta, a orienta e nos torna plenos.
À luz da vocação Paz e Bem, inspirada em São Francisco de Assis, somos convidados a trilhar este caminho com simplicidade, humildade e confiança. Francisco, diante do Crucificado, aprendeu a dizer com a própria vida: “Meu Deus e meu tudo”. Também nós queremos reaprender essa entrega, deixando que a Cruz nos converta, nos cure e nos envie.
Roteiro:
Primeira Semana da Quaresma – 23 a 27 de fevereiro
Chaga da Mão Direita de Jesus – Virtude da Castidade
Iniciamos a Jornada da Paixão contemplando a chaga da mão direita de Jesus, ferida por amor e totalmente entregue na cruz. Nela, somos conduzidos à vivência da castidade, como liberdade interior para amar com pureza, verdade e doação.
BAIXAR ARQUIVO PDF:
Segunda Semana da Quaresma – 02 a 06 de março
Chaga da Mão Esquerda de Jesus – Virtude do Testemunho
Na Segunda Semana da Jornada da Paixão, contemplamos a chaga da mão esquerda de Jesus, aberta na cruz e totalmente entregue. Nela, somos chamados à vivência da virtude do testemunho, que nasce da coerência entre fé e vida, entre o que cremos e o que realizamos com nossas mãos.
Terceira Semana da Quaresma – 09 a 13 de março
Chaga do Pé Direito de Jesus – Virtude da Obediência
Na Terceira Semana da Jornada da Paixão, contemplamos a chaga do pé direito de Jesus, fixado na cruz após percorrer caminhos de amor, serviço e fidelidade ao Pai. Nessa chaga, somos chamados à vivência da virtude da obediência, como adesão confiante à vontade de Deus, mesmo quando ela nos conduz por caminhos exigentes.
Quarta Semana da Quaresma – 16 a 20 de março
Chaga do Pé Esquerdo de Jesus – Virtude da Humildade
Na Quarta Semana da Jornada da Paixão, contemplamos a chaga do pé esquerdo de Jesus, que sustentou o peso da cruz em silêncio e fidelidade. Nessa chaga, somos chamados à vivência da virtude da humildade, que nos liberta da busca por reconhecimento e nos conduz ao serviço simples, perseverante e fiel.
Quinta Semana da Quaresma – 23 a 27 de março
Chaga do Coração de Jesus – Virtude de Amar
Na Quinta Semana da Jornada da Paixão, contemplamos a chaga do coração de Jesus, aberto pela lança como fonte inesgotável de amor, misericórdia e recomeço. Nessa chaga, somos chamados à vivência da virtude de amar, permanecendo unidos a Cristo na oração, na Palavra e na fidelidade ao primeiro amor.

