Novena de Pentecostes

NOVENA AO ESPÍRITO SANTO (DE PENTECOSTES)

(27 de maio a 04 de junho de 2022)

Encorajado pela Irmã Elena Guerra, o Papa Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo, sendo que o primeiro deles, escrito em 1895, foi uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (nove dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos.

No dia 27 de maio inicia-se a novena ao Espírito Santo, que será encerrada no dia 04 de junho, Vigília de Pentecostes, e em unidade com toda a Igreja no dia 05 de junho, celebramos a Festa de Pentecostes.

NOVENA AO ESPÍRITO SANTO

1º. DIA – “Ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém” (At 1, 4)

Momento inicial: Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.

Motivação: Queridos irmãos, obedecendo a ordem de Jesus, também nós permaneçamos unidos, esperando uma renovada unção do Espírito Santo sobre nós e sobre toda a Igreja. Nossa única e grande intenção na novena que iniciamos hoje é essa: que se cumpra a Promessa do Pai e que todos sejam cheios do Espírito Santo! Crendo que o Senhor cumprirá o que nos prometeu, rezemos juntos: (Orações para todos os dias).

2º. DIA – “Perseveravam unânimes em oração, juntamente com Maria, mãe de Jesus” (At 1, 14)

Momento inicial: Sinal da Cruz e música à Nossa Senhora.

Motivação: Hoje desejamos contar com a especial intercessão de Nossa Senhora de Pentecostes, para que todos sejamos cheios do Espírito Santo. Por isso, oremos: (Orações para todos os dias).

3º. – DIA: “Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8)

Momento Inicial: Sinal da Cruz e pode-se cantar música que fale de Jesus exaltado acima de todas as coisas. Esse dia coincidirá com a solenidade da Ascensão do Senhor.

Motivação: Queridos irmãos e irmãs, o Espírito Santo é o Dom de Cristo ressuscitado e exaltado à direita do Pai. Ele é o Poder de Deus habitando e agindo nessa terra, tornando possíveis todas as promessas que estão contidas na Palavra. O Senhor Jesus nos prometeu que Ele seria nossa fortaleza, a fim de testemunharmos Seu nome a todas as nações (Orações para todos os dias).

4º. DIA – “Perseveravam unânimes em oração” (At 1, 14)

Momento Inicial: Sinal da Cruz e música que fale de unidade.

Motivação: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos a mais um dia de preparação para a grande festa de Pentecostes. Hoje, movidos pelo Espírito Santo e em união com toda a Igreja no Brasil, oramos pela unidade de todos os cristãos. A semana de Pentecostes é também, em todo o hemisfério sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Unimos nosso coração ao Cora- ção de Jesus, suplicando ao Pai: “Que todos sejam um!” (Jo 17, 21) (Orações para todos os dias).

5º. DIA – “Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2, 4)

Momento Inicial: Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.

Motivação: Bem vindos, irmãos e irmãs, para mais um dia da nossa novena de preparação para Pentecostes. Hoje, desejamos acolher o convite que encontramos na Palavra de Deus: “En- chei-vos do Espírito Santo!” (Ef 5, 18). Com toda a Igreja, oremos: (Orações para todos os dias).

6º. DIA – “Nós os ouvimos publicar as maravilhas de Deus” (At 2, 11)

Momento Inicial: Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.

Motivação: Já vai se aproximando o grande dia da festa de Pentecostes. Nosso fervor deve crescer a cada dia, nossa expectativa no agir de Deus deve aumentar cada vez mais! (Orações para todos os dias).

7º. DIA – “A Promessa é para todos os que ouvirem o apelo do Senhor, nosso Deus” (At 2, 39)

Momento Inicial: Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.

Motivação: Queridos irmãos e irmãs, já estamos bem perto da solene festa de Pentecostes. A Beata Elena Guerra nos diz: “Pentecostes, portanto, não terminou: vai, antes, seguindo continuamente em todos os tempos, e em todos os lugares, porque o Espírito Santo quer dar-se a todos, e todos O podem receber sempre que queiram; e nós não temos nada a invejar dos apóstolos e dos primeiros fiéis; temos somente, como eles, que nos dispor a recebê-lo bem, e Ele descerá sobre nós como desceu sobre eles. Os primeiros fiéis acreditavam; detestavam o pecado; rezavam com fervor e esperavam com confiança; a nós não nos resta senão imitar o seu exemplo, e assim receberemos também o Espírito Santo”. Por isso, hoje é dia de, mais uma vez, suplicar e esperar por uma renovada unção do Espírito Santo (Orações para todos os dias).

8º. DIA – “Todos os fiéis viviam unidos” (At 2, 44)

Oração Inicial: Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.

Motivação: Estamos ansiosos por celebrar a festa de Pentecostes. Que o Senhor nos encontre unidos num só coração e numa só alma. A uma só voz, oremos: (Orações para todos os dias).

9º. DIA – “Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!”

Momento Inicial: Sinal da Cruz e Canto do Veni Creator.

Motivação: Sejam bem vindos, irmãos e irmãs, para o último dia da nossa novena de preparação para a festa de Pentecostes. Hoje viveremos momentos especiais, pois vamos renovar os votos e as graças da nossa Crisma. O livro “Como em Um Novo Pentecostes”, que conta como foi o início da Renovação Carismática Católica, afirma que, no fim de semana em que tudo começou, alguns jovens desejaram renovar os votos de sua Crisma. Eles mesmos nos dizem que foi uma ex periência de profunda comunhão com Deus. Hoje, também nós vamos fazer a mesma coisa. Aqueles que já são crismados terão a oportunidade de, espiritualmente, renovar o compromisso que assumiram com o Senhor naquele dia. Aqueles que ainda não são crismados terão a chance de se comprometer com o Senhor de uma maneira mais intensa, enquanto caminham em direção à sua Crisma. De todo o nosso coração, oremos: (Orações para todos os dias)

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS: (Rezar as 3 orações após a motivação proposta para cada dia)

1)  Sequência da Missa de Pentecostes:

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!

Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.

Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!

No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.

Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.

Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.

Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.

Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons

Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna!

Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!

Oremos:

Ó Espírito Santíssimo, fogo sagrado que iluminais as almas e abrasais os corações: por misericórdia Vossa, Senhor, a nossa pobre alma Vos deseja invoca-Vos e Vos procura para que a purifiqueis de suas manchas, para que a ilumineis de todas as trevas e lhe comuniqueis os Vossos dons.  Sim, dignai-Vos consagrar a nossa alma com a unção da Vossa graça, para que ela se converta em templo Vosso. Purificai a nossa memória, para que ela sempre recorde os Vossos benefícios; ilustrai o nosso entendimento, para que saiba meditar a Vossa lei; inflamai a nossa vontade, para que ela, respeitosa e dócil, se submeta em tudo à Vossa vontade. E visto que somos tão miseráveis, purificai todos os afetos do nosso coração, para que ele se torne digno dos Vossos dons.

2)   Invocação ao Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Abri Senhor os meus lábios, e minha boca anunciará os vossos louvores! Vinde ó Deus em meu auxílio! Apressai-vos em socorrer-me sem demora! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

3)   Clamando pelos 7 dons

Oração:

Vinde, Espírito de Sabedoria!

Instrui o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Inteligência!

Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Conselho!

Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Fortaleza!

Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades, e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)

 Vinde, Espírito de Ciência!

Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)

 Vinde, Espírito de Piedade!

Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Temor de Deus!

Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)

Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a essas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.

– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.

– E renovareis a face da Terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, o conhecimento e o amor da justiça, e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

Rezar um Pai Nosso e três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação:

“Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”

 

Reze conosco o Veni Creator em português

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Em latim

Veni Creator Spiritus! 

Veni, creátor Spíritus
mentes tuórum vísita,
imple supérna grátia,
quæ tu creásti, péctora.

Qui díceris Paráclitus,
altíssimum donum Dei,
fons vivus, ignis, cáritas
et spiritális únctio.

Tu septifórmis múnere,
digitus patérnæ déxteræ,
tu rite promíssum Patris
sermóne ditans gúttura.

Accénde lumen sénsibus,
infúnde amórem córdibus,
infírma nostri córporis
virtúte firmans pérpeti.

Hostem repéllas lóngius
pacémque dones prótinus;
dúctore sic te prævio,
vitémus omne nóxium.

Per te sciámus da Patrem
noscámus atque Fílium,
teque utriúsque Spíritum
credámus omni témpore.

Deo Patri sit glória,
et Fílio, qui a mórtuis
surréxit, ac Paráclito,
in sæculórum sæcula. Amen.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: