O papa Francisco está ensinado coisa errada?

Em um post do site O CATEQUISTA

referindo-se a um considerável número de conservadores que justificam atacar e não considerar o Papa Francisco legítimo por ferir a doutrina ou ser um herege, e atribui esta frase: “Se um futuro papa ensinar algo contrário à fé católica, não o sigam”, como álibi para tal. Só que essa frase é falsa. Acompanhe a matéria que replicamos na íntegra:

“Se um futuro papa ensinar algo contrário à fé católica, não o sigam” – essa sentença tem sido compartilhada à exaustão por católicos que se acham no direito de contestar publicamente o papado de Francisco. Eles dizem que o Papa Pio IX escreveu isso em uma carta ao “bispo Brizen”, no século XIX.

Examinei o assunto e não encontrei sequer uma fonte decente para essa citação espúria de Pio IX.

Pra começar, durante o papado de Pio IX, nunca houve um bispo com esse nome! Você pode conferir por si mesmo pesquisando por “Brizen” no site Catholic Hierarchy.

Alguns alegam que pode ser que, na verdade, a carta do papa era direcionada ao bispo da diocese de “Brixen”, no norte da Itália. Assim, um erro de digitação teria causado a confusão…

Pode ser. Ainda assim, até agora nunca vi ninguém citar uma referência respeitável. Então, tenho todos os motivos para ser cética quanto à sua veracidade.

Veja que interessante: a única fonte a que os tradicionalistas recorrem para tentar conferir autenticidade à suposta frase de Pio IX é um livro que ataca o catolicismoIn His Name, de E. Christopher Reyes.

O livro In His Name é um amontoado de ataques clichês e caluniosos contra a Igreja Católica. Tem até um capítulo com a velha historinha de que os católicos defendiam que a Terra era plana! Pra vocês verem o nível do “peskizadô”…

Católicos abestados que se acham super intelectuais usando o livro de um autor anticatólico e fuleiro para atacar o papa? Temos!

Católicas da “seita da saia” – que cuidam da modéstia do traje mas esquecem da modéstia da língua – usando o livro de um autor anticatólico e fuleiro para atacar o sucessor de Pedro? Temos!

Um nome de mais respeito (por suas credenciais acadêmicas) que vi citando a suposta frase de Pio IX foi o teólogo Kelly Bowring. O problema é que, assim como Reyes, o Dr. Bowring também não indica de qual cartola tirou a frase. A sanha de atacar o papa é tamanha que até mesmo um doutor usa uma frase tirada de internet, sem verificar nem citar nenhuma fonte!

Se a carta ao “bispo Brizen” existe mesmo (ou ao bispo de Brixen), seria interessante desenterrá-la, para que seja possível conferir o seu CONTEXTO. Até que alguém aponte alguma fonte autêntica, porém, é simplesmente patetice usá-la como argumento para atacar o Papa Francisco.

Como bem disse um amigo meu (L. F. Nanini), “Se aparecer alguém com frases de papas ou santos dizendo para não seguir algum papa, peça a fonte na hora… De 80 frases do tipo 78 são fakes e as 2 restantes são tiradas de contexto”.

 

via o Catequista:http://ocatequista.com.br/catequese-sem-sono/catolico-fail/item/18306-se-um-futuro-papa-ensinar-algo-contrario-a-fe-frase-fake?fbclid=IwAR0XuZuS8ZKMadX_K7iXsRhffsx1fdDj3qJ7ZC33z0fmLQ1n4yn_Axh1r74

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: