O Senhor é a minha riqueza e alegria!

Mt 19, 23-30

À reação de Pedro, pela qual se põe de manifesto que ele e seus companheiros deram este difícil passo de deixar tudo para segui-lo, Jesus responde com o anuncio do novo horizonte de benção e plenitude que aguarda a todo discípulo que tem feito a opção.

Jesus descreve o futuro com duas imagens:

  • Seu papel futuro se verá na participação no dia final no juízo em qualidade de juiz: Vos sentareis, também vós, em doze tronos, para julgar às doze tribos de Israel” (v.28);
  • Os que deixaram tudo recebem tudo e centuplicado, porém o mais importante dos dons é a “vida eterna”: “receberá cem por um e herdará a vida eterna” (v.29).

São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja  

“Nós deixamos tudo e te seguimos?”

Ouvistes, meus irmãos, que Pedro e André abandonaram as redes para seguirem o Redentor, ao primeiro apelo da sua voz (Mt 4, 20)…

Talvez algum de vós diga baixinho: “Para obedecer ao apelo do Senhor, que é que aqueles dois pecadores abandonaram, eles que não tinham quase nada?”.

Mas, nesta matéria, temos de considerar as disposições do coração mais do que os bens que se possuem.

Deixa muito aquele que não retém nada para si; deixa muito aquele que abandona tudo, mesmo se não é muita coisa.

Quanto a nós, aquilo que possuímos, conservamo-lo com paixão, e, o que não temos, buscamo-lo com todo o nosso desejo.

Sim, Pedro e André deixaram muito, pois um e outro abandonaram mesmo o desejo de possuírem. Abandonaram muito porque, renunciando aos seus bens, renunciaram também às suas ambições.

Seguindo o Senhor, renunciaram a tudo o que teriam podido desejar se o não tivessem seguido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: