Porque Jesus veio como um bebê?

Adão não começou como um bebê. Então, por que Deus escolheu enviar Jesus como um bebê? Três razões se destacam.

Na Encarnação , por que o Filho de Deus decidiu vir até nós como um bebê? Adão não. Melquisedeque apareceu do nada. Não vemos João Batista até que ele se torne adulto no deserto. Mas Jesus vem como um bebê. Porque? Três razões se destacam.

1. Deus quer que nossa primeira impressão dele seja de alguém que não julga.

Bebês não julgam. E os bebês não são assustadores. São Bernardo diz que “Jesus vem como um pequenino para que não fiquemos apavorados”. Como qualquer bebê, tudo o que o menino Jesus deseja é ser amado e, portanto, ele se apresenta na Terra da forma mais acessível e acessível. 

O Beato Guerric de Igny nos assegura que “Jesus prefere ser amado a ser temido com servilismo. E agora, quando se mostra pela primeira vez aos mortais, prefere apresentar-se como uma criança para inspirar amor em vez de medo.” Nosso Senhor entende muito bem como o medo pode ser opressivo e debilitante em nossa vida, e ele é cheio de compaixão por nós. Portanto, sua aparição na carne é em si um ato de cura. “Jesus vem como um bebê”, escreveu o Papa Bento XVI, “porque não quer nos dominar com sua força. Ele tira nosso medo de sua grandeza.” A misericórdia transformadora de Jesus manifesta-se no modo como Ele próprio se apresenta no meio de nós.

São Carlos de Foucauld imagina Jesus dizendo:

Ao me tornar uma criança tão pequena, tão meiga, eu clamava a você: Confie! Venha perto de mim! Não tenha medo de mim, venha a mim, dê-me o que as crianças precisam: abraços amorosos. Não tenha medo, não fique tão assustado na presença de um bebê tão gentil, sorrindo para você e estendendo os braços para você. Ele é o seu Deus, mas ele é todo sorrisos e gentileza. Não tenha medo.

2. Os bebês são irresistíveis.

Estar na presença de um bebê traz o melhor de nós. Observe como, quando um bebê está no quarto, até mesmo a pessoa mais rude, áspera e mal-humorada amolece. Deus Pai quer que nossa impressão inicial de seu Filho Encarnado seja aquela que supera todas as nossas resistências, todas as nossas defesas, toda a nossa impenetrabilidade. A Irmãzinha Madalena de Jesus escreveu: “Cristo, no seu imenso amor, quis assumir a única forma capaz de atingir os corações mais duros, os mais fechados em si mesmos, os mais oprimidos pela culpa e pela dor, aqueles que teriam sido quebrado por sua cruz ou amedrontado por sua majestade”.

Os bebês nos enchem de esperança e senso de propósito. Eles nos trazem de volta para o que realmente importa. Quando tem um bebê com a gente, por que todo mundo quer segurar o bebê? Essa proximidade com um pequenino tem um efeito tão positivo e gerador sobre nós. A intimidade nos ilumina e encanta. Nós cobramos e arrulhamos e não nos importamos com quem nos ouve falando de bebê. Queremos proteger o bebê. Nossa inocência ganha vida novamente. Um bebê nos dá um novo sopro de vida e nos faz desejar começar de novo. Sentimo-nos desejados e libertos.

Os bebês possuem a capacidade única de nos desarmar de nossas inibições e negatividade. O simples fato de olhar para um bebê nos inunda de ternura, doçura, conforto, novidade, paz, alegria. Estamos cheios de admiração. Ficamos maravilhados com o presente que a vida é. 

Um hino de Natal do século XIII nos exorta:

Abrace o menino
que jaz no berço,
sua graça é tão grande,
quem procurar se alegrará.

3. Os bebês são vulneráveis.

Uma das maiores tristezas da vida é lidar com nossa própria fraqueza, limitação, fragilidade e fragilidade. Lutamos com nossa incapacidade e desejo. Jesus vem a nós como bebê precisamente para se identificar conosco nesta experiência. Quem é mais vulnerável, carente e dependente do que um bebê?

Esta é a Irmãzinha Madalena de Jesus novamente:

Na abundância transbordante de seu amor, Cristo, o Filho de Deus, escolheu passar pelo desamparo infantil, o único estado em que alguém está totalmente entregue nas mãos de outro. Foi assim que o nosso Deus apareceu pela primeira vez e quer ser contemplado e adorado neste estado. Quando olho para o presépio e para o menino Jesus na palha, penso comigo mesmo que nossa pobreza e nossa fraqueza são exatamente o que o Senhor deseja para que seja o único a agir por meio de nós; somos apenas os instrumentos com os quais ele pode lidar sem opor a menor resistência.

Jesus vem como um bebê para nos assegurar que não estamos sozinhos em nossa pequenez, em nossa impotência, em nossa carência. Precisamos amar nossa falta e alistá-la para a glória de Deus. O Papa Bento XVI explica: 

O sinal de Deus é o bebê necessitado de ajuda e na pobreza. O sinal de Deus é que ele se faz pequeno por nós. É assim que ele reina. Ele não vem com poder e esplendor exterior. Ele vem como um bebê — indefeso e precisando de nossa ajuda. Ele pede nosso amor: então ele se faz criança. Ele não quer nada de nós senão o nosso amor, através do qual aprendemos espontaneamente a entrar em seus sentimentos, seus pensamentos e sua vontade – aprendemos a viver com ele e praticar com ele aquela humildade de renúncia que pertence à própria essência de Ame. Deus se fez pequeno para que pudéssemos entendê-lo, acolhê-lo e amá-lo. Permitamos que nosso coração, nossa alma e nossa mente sejam tocados por este fato! 

Meditando sobre este mistério, a Serva de Deus Catherine de Hueck Doherty escreveu:

Pequeno contra a caverna, as pessoas e os animais era o bebê. No entanto, imensidão, eternidade e todo poder e glória estavam contidos em sua pequenez! Que este Natal seja para nós um ponto de viragem. Vamos matar o “eu”. Tornemo-nos pequenos o suficiente para nos ajoelharmos no berço e grandes o suficiente apenas para alcançar o nível dos olhos do bebê. Vamos então examiná-los – e avistar o Amor Encarnado! Então seremos curados novamente e nossa fome será saciada.

Ir ao menino Jesus com fé e confiança é a melhor coisa que podemos fazer neste Natal. Nas  Revelações  de Santa Brígida da Suécia, a Bem-Aventurada Virgem Maria diz: 

Quando eu amamentava meu filho, ele era dotado de uma beleza tão grande que quem o contemplasse se consolava e aliviava de qualquer tristeza que pudesse ter em seu coração. E assim, muitas pessoas diziam umas às outras: “Vamos ver o filho de Maria, para que possamos ser consolados”.

Fonte: https://aleteia.org/2022/12/24/why-did-jesus-come-as-a-baby/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: