RELÓGIO DA PAIXÃO DE CRISTO (vídeo)

Quinta- Feira Santa

A preparação da Páscoa

Relógio da Paixão – 18:00 horas

Jesus enviou Pedro e João, dizendo: Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa. Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos? Ele respondeu: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem carregando uma bilha de água; segui-o até a casa em que ele entrar. O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos?

Jesus lava os pés de seus discípulos

Relógio da Paixão – 19:00 horas

Jesus levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Jesus institui a eucaristia

Relógio da Paixão – 20:00 horas

Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é Meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é Meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

Jesus reza no horto das oliveiras

Relógio da Paixão – 21:00 horas

Senhor, meu Deus, de dia clamo a vós, e de noite vos dirijo o meu lamento. Chegue até vós a minha prece, inclinai vossos ouvidos à minha súplica. Minha alma está saturada de males, e próxima da região dos mortos a minha vida. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.

Jesus entra em agonia e a sua sangue

Relógio da Paixão – 22:00 horas

Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade! Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados.

Jesus recebe o beijo de Judas

Relógio da Paixão – 23:00 horas

Jesus ainda falava, quando veio Judas, um dos Doze, e com ele uma multidão de gente armada de espadas e cacetes, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. Aproximou-se imediatamente de Jesus e disse: Salve, Mestre. E beijou-o. Disse-lhe Jesus: Judas, com um beijo trais o FILHO do Homem?

Sexta- Feira Santa

Jesus é preso

Relógio da Paixão – 00:00 hora

Como Jesus soubesse tudo o que havia de lhe acontecer, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? Responderam: A Jesus de Nazaré. Sou eu, disse-lhes. Quando lhes disse Sou eu, recuaram e caíram por terra.

Jesus é conduzido a Anás

Relógio da Paixão – 01:00 hora

O sumo sacerdote indagou de Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. Jesus respondeu-lhe: Falei publicamente ao mundo. Ensinei na sinagoga e no templo, onde se reúnem os judeus, e nada falei às ocultas. Por que me perguntas?

Jesus é entregue a Caifás

Relógio da Paixão – 02:00 às 03:00 horas

Levantaram-se, então, alguns e deram esse falso testemunho contra ele: Ouvimos-lo dizer: Eu destruirei este templo, feito por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, que não será feito por mãos de homens. Mas Jesus se calava e nada respondia.

Jesus é negado por Pedro

Relógio da Paixão – 03:00 às 04:00 horas

Pouco depois, os que ali estavam aproximaram-se de Pedro e disseram: Sim, tu és daqueles; teu modo de falar te dá a conhecer. Pedro então começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem. E, neste momento, cantou o galo.

O Sinédrio entrega Jesus à morte

Relógio da Paixão – 04:00 às 05:00 horas

Reuniram-se os anciãos do povo, os príncipes dos sacerdotes e os escribas, e mandaram trazer Jesus ao seu conselho. Perguntaram-lhe: Tu és o Filho de Deus? Respondeu: Sim, eu sou. Eles então exclamaram: Temos nós ainda necessidade de testemunho?

Jesus é conduzido a Pilatos

Relógio da Paixão – 05:00 às 06:00 horas

Da casa de Caifás conduziram Jesus ao pretório. Era de manhã cedo. Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo.

Jesus é desprezado por Herodes

Relógio da Paixão – 06:00 às 07:00 horas

E, quando Pilatos soube que era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes. Este, porém, com a sua guarda, tratou-o com desprezo, escarneceu dele, mandou revesti-lo de uma túnica branca…

Herodes devolve Jesus a Pilatos

Relógio da Paixão – 07:00 às 08:00 horas

Pilatos disse-lhes: Apresentastes-me este homem como agitador do povo, mas, interrogando-o eu diante de vós, não o achei culpado. Nem tampouco Herodes, pois no-lo devolveu. Portanto, soltá-lo-ei depois de o castigar.

Jesus é flagelado

Relógio da Paixão – 08:00 às 09:00 horas

Pilatos então mandou então flagelar JESUS. Os soldados conduziram-no ao interior do pátio, isto é, ao pretório, onde convocaram toda a coorte. E o rodearam com todo o pelotão.

Jesus é coroado de espinhos

Relógio da Paixão – 09:00 às 10:00 horas

Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça.

Jesus é condenado a morte

Relógio da Paixão – 10:00 às 11:00 horas

Pilatos disse aos judeus: Eis o vosso rei! Mas eles clamavam: Fora com ele! Fora com ele! Crucifica-o! Pilatos perguntou-lhes: Hei de crucificar o vosso rei? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado!

Jesus recebe a cruz

Relógio da Paixão – 11:00 às 12:00 horas

Em seguida levaram-nO para crucificar. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota.

Jesus é crucificado

Relógio da Paixão – 12:00 às 13:00 horas

Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura. Disseram: Não a rasguemos, mas deitemos sorte sobre ela, para ver de quem será.

Jesus nos deixa Maria por mãe

Relógio da Paixão – 13:00 às 14:00 horas

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

Jesus morre na cruz

Relógio da Paixão – 14:00 às 15:00 horas

Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: Tenho sede. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.

Jesus é transpassado pela lança

Relógio da Paixão – 15:00 às 16:00 horas

Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.

Jesus nos braços de Maria

Relógio da Paixão – 16:00 às 17:00 horas

Havia um homem, por nome José, membro do conselho, homem reto e justo. Ele não havia concordado com a decisão dos outros nem com os atos deles. Originário de Arimatéia, cidade da Judéia, esperava ele o Reino de Deus. Foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus.

Jesus é sepultado

Relógio da Paixão – 17:00 às 18:00 horas

No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: