NOTÍCIAS

Restos mortais de São Francisco em exposição: 800 anos da morte

De 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, os restos mortais de São Francisco de Assis serão expostos à veneração dos fiéis, na Basílica de São Francisco, em Assis.

Pela primeira vez, peregrinos de todas as partes do mundo poderão rezar diante do corpo daquele que permanece como testemunho vivo do Evangelho.

Um marco nos 800 anos de sua morte

O oitavo centenário da morte de São Francisco, celebrado em 2026, é um tempo de memória, renovação e esperança. Não se celebra a morte, mas a vida que nasce da entrega total. À luz do ensinamento de Jesus — “se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, fica só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12,24) —, a vida de Francisco, doada por amor a Cristo e aos irmãos, continua a gerar frutos de fé, paz, fraternidade e cuidado com a criação.

Reconhecido como “alter Christus”, por refletir de modo autêntico a vida de Cristo, São Francisco permanece, após 800 anos, como espelho vivo do Evangelho e inspiração para toda a humanidade.

Peregrinação, oração e inclusão

Durante o período da exposição dos restos mortais, o corpo de São Francisco será retirado de seu túmulo, localizado na cripta da Basílica, e colocado aos pés do altar papal da igreja inferior. Os frades conduzem um percurso de fé e espiritualidade, disponível em diversos idiomas, com especial atenção à inclusão de pessoas com deficiência, assegurando acolhimento e acessibilidade.

Este tempo de graça convida os fiéis a redescobrir o valor do dom de si no amor, que, vivido em união com Cristo, torna-se caminho para a comunhão com Deus Pai e com toda a humanidade, pela ação do Espírito Santo, vínculo de unidade e de paz.

Para mais informações acesse: sanfrancescovive.org.

Deixe uma resposta