Entrar pela porta estreita (EFC)
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
Lucas 13,22-30
Jesus segue a viaje de subida para Jerusalém sem por isso deter a missão: “Atravessava cidades e povos ensinando, enquanto caminhava para Jerusalém” (13,22). Parte de sua missão não é somente pregar, mas, também, escutar e responder perguntas das pessoas, como efetivamente acontece na passagem de hoje.
Aparece a pergunta de uma pessoa, anônima: “Senhor, são poucos os que se salvam?” (13,23).
“Lutai por entrar pela porta estreita…” (13,24). Da resposta de Jesus aprendemos que é urgente fazer tudo o que possamos para ser admitidos no Reino, antes que seja tarde demais; e a conversão verdadeira é a condição indispensável para que sejamos admitidos, nada poderá substituir esta condição.
Logo, com uma parábola, Jesus indica o que vai a acontecer quando termine o tempo final, no qual já não haverá “porta estreita”, mas “porta fechada” (13,25-29). Fora do lugar da salvação ficam todos aqueles que conheceram a missão de Jesus, porém não aceitaram seus ensinamentos. Estes lhe fazem um protesto ao dono da casa para que lhes abra, porém a resposta repetida duas vezes é “Não sei de onde sois” (ou “não sei de que parte estão”).