ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Jesus e o jovem rico.

Marcos 10,17-27

Temos diante de Jesus um homem que, seguramente, havia ouvido falar d’Ele e que não queria deixar passar a ocasião. É por isto que o vemos chegar correndo.

“o olhou e o amou”.Era um homem íntegro e estava preparado para dar um passo a mais para a perfeição. Na realidade, Jesus o captou assim.

  • E foi por isto que lhe lançou um desafio a mais: “Uma só coisa te falta” (v.21a).

É, precisamente, a frase que o homem estava esperando. É esse mais, que devia acrescentar à sua vida e que estava lhe faltando, o que queria saber. É fácil imaginar o olhar com uma expressão de interrogação que lançou a Jesus, em espera dessa coisa faltante.

Porém, algo não funcionou depois. A seguinte frase de Jesus paralisou seu desejo. “Vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (v.21b). Era este um convite muito radical: (a) Vender tudo; (b) Dar aos pobres; (c) Segui-lo.

Jesus o convida a um despojamento e desprendimento total. Vender tudo o que possui. Não, precisamente, para abrir uma conta no banco, para o caso de necessitar mais tarde. O motivo de vender tudo é dar aos pobres, porém, o motivo superior é: seguir Jesus.

Dar tudo aos pobres indica desprendimento total. Os pobres, o máximo que podem fazer, é agradecer-te, porém, deles, não se pode esperar que, mais tarde, te devolvam e, menos ainda, com juros.

Porém, tudo isto não tem, senão, uma única finalidade: ”seguir Jesus”. Com coração e mãos livres podemos seguir a Jesus e fazer o que Ele nos diz. Vem à mente uma frase que encontrei em um cartaz: “Quando morremos, deixamos o que temos e levamos o que demos”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: