ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Jesus está no barco
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Mateus 8, 23-27
“Senhor, salva-nos, que estamos afundando”
A sorte dos discípulos, por própria aceitação, estava intimamente unida à de Jesus. Eles vêem que Ele sobe na barca e o seguem. Provavelmente, como sempre, vão para a outra margem, porém, nem Jesus os disse nem eles perguntaram, simplesmente o seguiram.
O v.24 descreve, claramente, a situação de uma barca levada pela tormenta, correndo perigo de afundar-se, porque as águas entram por todas as partes. Certamente, para alguns discípulos, veteranos pescadores, não era a primeira vez que isto sucedia e eles sabiam de sobra, como manejar estas situações.
Seguramente, eles fizeram todo o possível por manter a barca em equilíbrio e tiraram muita água que havia entrado, porém desta vez a tempestade se impôs, e Jesus dormia. Os discípulos, ao ver-se encurralados, despertam Jesus e dizem-lhe: “salva-nos, que estamos afundando” (25).
Eles se sentiram abandonados à sorte de um mar enfurecido de um modo fora do comum. Seguramente já haviam lutado de todos os modos contra as ondas por um espaço considerável de tempo. Era o momento de voltar os olhos a algo ou a alguém que pudesse mais. Então, todos de uma só vez, gritaram ao Mestre.
Neste ponto os discípulos reconhecem a sua incapacidade. Fizeram tudo o que puderam, e nada. Teria sido para eles mais gratificante que o mar houvesse se acalmado por si só e depois poder contar a Jesus que eles haviam conseguido vencer a tormenta e manter a barca flutuando. Mas, não. Foi necessário reconhecer a incapacidade e voltar os olhos a Jesus.
Jesus captou imediatamente. Não ia acaso Ele mesmo na barca? Então, que poderia acontecer? Quando foi chamado, não lhes disse: “Fiquem calmos, que disto cuido eu”. Ao contrário, os repreendeu: “Que covardes! Que homens de pouca fé!” (cf. 26).
E em um gesto sem precedentes: “levantou-se, ordenou aos ventos e à água e se fez uma grande calmaria”. (26). Estava Jesus bem sereno, e fez isso de súbito, sem pensar, sem alarido. Num abrir e fechar de olhos, a barca começou a mover-se, suavemente, sobre as ondas tranquilas.
O rosto do Mestre irradiava paz, e a força de seu amor incendiava por dentro. Isto os assustava, ao mesmo tempo, que os admirava e se davam conta que, ainda que vivendo ao seu lado, não o conheciam totalmente. Por isso perguntam: “Quem é este que até os ventos e o mar o obedecem?“ (27)
Aprofundemos com os nossos pais na fé
São João Crisóstomo (345-407), bispo de Antioquia, doutor da Igreja.
A libertação dos cativos
Neste dia, Jesus Cristo entrou como conquistador no abismo dos infernos.
Neste dia, “Ele quebrou (destruiu) as portas de bronze e rompeu os ferrolhos de ferro”, como diz Isaías (45,2).
Notai estas expressões. Ele não diz que “abriu” as portas de bronze, nem que as levantou, mas que as “quebrou”, para dar a entender que não há mais prisão, ou seja, que Jesus aniquilou (destruiu) esta morada dos cativos.
Uma prisão sem portas nem ferrolhos não pode ter prisioneiros.
Estas portas que Cristo quebrou quem as poderá restaurar?
Estes ferrolhos que ele rompeu quem os poderá recompor?
Quando os príncipes da terra libertam prisioneiros emitindo cartas de perdão, deixam subsistir as portas e os guardas da prisão, para mostrar aos que saem que, tanto eles como outros, ainda podem entrar de novo aí.
Cristo não age desse modo. Ao quebrar as portas de bronze, Ele testifica que não há mais cativeiro, nem morte. Por que portas de “bronze”?
Porque a morte era impiedosa, inflexível, dura como o diamante.
Durante séculos antes de Jesus Cristo, jamais algum dos seus cativos pôde-lhe escapar, até ao dia em que o Soberano do céu desceu ao abismo para lhe arrancar as suas vítimas.