“Vinde a Mim” (EFC)

Mateus 11,28-30 (Jesus é o mestre com fardo leve) 

No texto anterior (11,25-27), estreitamente vinculada com o de hoje, Jesus ensina que o real conhecimento de Deus como Pai é possível porque o Filho introduz, nesta familiaridade, seus próprios discípulos. Mas, estes, para acolher, de verdade, esta paternidade divina e a amizade do Filho, devem fazer-se “pequenos”. E Jesus nos indica o verdadeiro “pequeno”: só o que crer que Jesus «manso e humilde de coração» é o único caminho para introduzir nos segredos de Deus, e que, para aprender, se aproxime a Ele, iniciando um caminho de seguimento: «Vinde a mim…».

Como a Sabedoria no AT convida à sua escola, prometendo «descanso», quer dizer, essa plenitude capaz de sossegar o coração inquieto da humanidade, assim, Jesus capaz de sossegar o coração inquieto da humanidade, convida à sua apaixonante escola, na qual descobrimos que somos filhos de Deus. Portanto, é preciso entrar em sua escola, aproximando-se a Ele, que fala do Pai aos próprios amigos, e descobrir que a familiaridade com Jesus é uma escola exigente e continua, mas, também, capaz de curar, de dar paz ao coração. Certamente, Jesus não exime o discípulo do compromisso pleno e perseverante na observância da lei de Deus, (nos fala de «jugo» e de «carga»).

Porém, promete que será um peso proporcionado, adequado a quem o deve levar e que se manifestará como uma experiência de liberdade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: