Estudo Bíblico na 18ª Semana Comum ano A 2023

ESTUDO BÍBLICO NA 28ª SEMANA COMUM ANO A 2023

Comunidade Paz e Bem

SEGUNDA-FEIRA

Lucas 11,29-32

Nossa conversão: ACOLHER OS SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS

“Aqui há algo mais que Salomão, aqui há algo mais que Jonas”

A conversão de nosso coração é obra de Deus e dom imenso de seu amor, porém, requer de nós uma grande confiança e docilidade para aceitar com sinceridade o que Ele nos pede. O Senhor não falha nunca, porque foi Ele quem nos amou primeiro, até o ponto de entregar o seu Filho por nós, para que n’Ele tivéssemos a vida (Jo 3,16).

Somos nós quem, com frequência, resistimos a seu amor, e por medo, talvez, de perder algo, deixamos nossa conversão para amanhã, e assim vamos, “lançando em saco roto a graça do Senhor” (2 Cor 6,1). É o caso de muitos contemporâneos de Jesus, que pretendiam sinais para provar sua autoridade, porque não acreditavam n’Ele e recusavam converter-se (Cf. Ex 17, 7; Jo 2, 11).

O Evangelho deste dia, nos mostra a dor de Jesus ante aqueles que, por sua incredulidade, exigem sinais de Jesus para provar sua autoridade. A esses, Jesus lhes diz energicamente: “esta geração é uma geração perversa; busca um sinal e não lhe será dado outro sinal que o sinal de Jonas” (11, 29).

1. Captar o sinal

A Palavra chave de todo o texto é “sinal”, “sinal”, repetida quatro vezes. O sinal é, realmente, chave na comunicação com Deus e em toda comunicação. Deus concede sinais para ajudar-nos a chegar à fé, porém, uma vez que chegamos à fé, os sinais já não são necessários. Quando pretendendo sinais, é porque no fundo nos falta a fé. Os sinais são sempre um dom de Deus, o pretendê-los com arrogância –como se os mereçamos- quer dizer que não os consideramos um dom da infinita gratuidade de Deus.

Jesus fala do sinal de Jonas, como o único que Ele se dispõe a dar a esta geração incrédula. E qual foi o sinal de Jonas? Sua pregação sobre um Deus misericordioso e clemente, que se compadece e perdoa. Este é o sinal que Jesus veio trazer a este mundo, e que, em sua morte gloriosa, chegou a sua expressão mais plena. O importante nos sinais é que saibamos lê-los e acolher a realidade que neles se revela; porém, é justamente isto o que com frequência não logramos ou não queremos fazer.

Jesus pôs em confronto aquela geração, que em lugar de crer, exigia provas, com os ninivitas que se convertem com a pregação de Jonas; e com a Rainha de Sabá que veio dos confins da terra a escutar a sabedoria de Salomão. Eles mesmos no dia do juízo se levantarão contra esta geração e a condenarão.

2. De Jonas e Salomão a Jesus: aqui há um maior!

Ao final, Jesus conclui confrontando a pregação de Jonas, e a sabedoria de Salomão, com sua própria Pessoa, quando disse: “Aqui há algo mais que Salomão… aqui há algo mais que Jonas” (11,31.32). Enquanto Salomão tem o dom da sabedoria, Jesus é a sabedoria mesma (7,35) que permanece velada ante aqueles que pretendem sinais.

 A sabedoria de Jesus não se revela em sinais de poder, mas na debilidade e necessidade da cruz (1 Cor 1,5). O Pai a esconde aos soberbos e a revela aos pequenos e simples de coração (Lc 10,21-22). Jonas anunciou a conversão e foi mediação da misericórdia de Deus para os ninivitas, quase contra sua própria vontade; Jesus, ao contrário, o fez na obediência livre e amorosa ao Pai (cf. At 10,5-7); e declarado com gozo inefável, que para isto veio ao mundo (5,32;19,10). Jesus é a imagem viva, apersonificação da Misericórdia.

Ante a Palavra do Mestre neste dia, podemos perguntar-nos, se descobri os sinais da presença e do amor do Senhor na cotidianidade de minha vida? Estou acolhendo seus constantes chamados à conversão? Que me faz resistir e propor minha conversão para amanhã? “Este é o tempo favorável, este é o dia da Salvação”, que o Senhor nos concede a graça de deixar-nos tocar o coração, e de fazer o que está de nossa parte para deixar-nos transformar por Ele.

Cultivemos a semente da Palavra no coração:

  1. A que sinais se refere Jesus quando fala de Jonas e de Salomão?

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  • Houve algum momento ou etapa de minha vida que foi para mim sinal onde o Senhor quis dizer algo?

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Que ficou em minha vida de tudo isto?

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  • De qual atitude concreta em minha vida devia fazer-me convertido?

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Por que não tenho feito?

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Que passos seguirei para consegui-lo?

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TERÇA-FEIRA –       Lucas 11,37-41.

A PUREZA INTERIOR (I)
“purificais por fora o copo e o prato, enquanto por dentro estais cheios de roubo e maldade”

Depois do relato de Marta e Maria (Lc 10,38-42), na qual o evangelho nos educou no modo de acolher a Jesus Mestre peregrino (ver também 11,27-28), Lucas nos apresenta duas discussões de Jesus com aqueles que o recusam, de modo que compreendamos que é que “bloqueia” uma experiencia de fé e como se pode superar esta situação (ver 11,14-26 e 11,29-32).

Entramos no terceiro e último debate de Jesus com seus adversários. Estes estão claramente identificados: os fariseus e os legistas (=Mestres). Este discurso do Senhor tem como paralelo o discurso dos “sete ais” de Mateus 23, porém tem suas particularidades.

Jesus entra como hospede na casa de um fariseu. Já em outra ocasião, em 7,36-50, havia feito o mesmo. O fará uma vez mais em 14,1-6. Quando chega a esta casa, Jesus intencionalmente omite o lavar das mãos que prescrevia a Lei para o momento de sentar-se em uma refeição. Isto surpreende ao anfitrião: “ficou admirado vendo ter omitido as abluções antes de comer” (11,38)

Porém, vejamos antes por que é que termina tão mal. A observação maliciosa do anfitrião dá a Jesus

 o ponto de partida para um ensinamento contra os fariseus e os escribas. O fariseu se surpreende d que Jesus não respeite os rituais de purificação na mesa, ao qual Jesus lhe responde denunciando a “pureza” camuflada, a falsa “justiça” que, na realidade, é hipocrisia.

A estas pessoas bem formadas nas Santas Escrituras, “letrados”, Jesus lhes demonstra como sua ciência obstaculiza seu conhecimento da vontade de Deus.

Jesus responde com três afirmações fortes:

  •  Com relação ao ritual:

“Vós… purificais por fora o copo e o prato, enquanto por dentro estais cheios de roubo e maldade” (11,39) – Todo o ritual que os fariseus fazem para ficar puros pode limpá-los externamente, porém não há limpado o mais importante: o coração.

Esse coração está cheio de “roubo e maldade”, quer dizer, de cobiça, de ambição, de egoísmo. Pode-se pensar também que o que enche os pratos durante esse banquete é o fruto de seu roubo.

  •  Com relação ao sentido da pureza:

“O que fez o exterior, não fez também o interior? (11,40) – O Deus criador fez o homem completo e a integridade do homem depende da coerência entre o interior e o exterior. Não há, então, nenhum motivo para diferenciar o exterior do interior, preocupar-se pelo primeiro e descuidando o segundo. Há que começar com a limpeza interior.

  • Com relação a como é que se purifica verdadeiramente o coração:

“Dai pois, em esmola o que tens, e assim todas as coisas serão puras para vós” (11,41) – Quando há amor expressado em generosidade, em solidariedade, em partilhar desinteressada, o coração se purifica de seu egoísmo, ambição e cobiça.

Esta é a obra de Jesus, que toca profundamente a vida de todo discípulo, e que havia se explicado já no Sermão da planície (6,27-38). A generosidade do coração, que leva alguém a viver – como o crucificado – em função dos demais, é o caminho da autêntica pureza interior, que é a que conta definitivamente.

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Por que o povo judeu estava preocupado pelos ritos de purificação? _____

Que se pretendia com isso?

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Qual é a mensagem de Jesus com relação à “pureza”?

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Que verdadeiramente importa?

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Que me convida a refletir e corrigir em minha própria vida o evangelho de hoje?

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Sobre os conflitos:

“… Alegro-me muito da tarefa que me confiou, pois tenho necessidade de dizer-te quão bem vejo que Deus te ama e te trata como a privilegiada. Ah! Bem podes dizer que tua recompensa é grande nos céus, pois se disse: ‘Bem-aventurados sereis quando vos perseguirem disserem falsamente todo gênero de mal contra vós’ (Mt,5,11)” (De uma carta de Santa Teresa do Menino Jesus)

QUARTA-FEIRA  Lucas 10,1-9 – São Lucas

A ALEGRIA DE EVANGELIZAR.

 “Designou o Senhor a outros setenta e dois…”

Celebramos hoje a festa dos santos Tito e Timóteo. Baseados no texto do evangelho de hoje, vamos por de relevo a serie dos sete imperativos de um missionário (na realidade seriam dez se consideramos os três que aparecem nos versículos 10-12, que não lemos hoje). Assim o entenderemos um pouco mais e nos entenderemos também a nós mesmos. Vejamos:

  • “Rogai!” (10,2): O missionário é ante tudo um orante. Como acontece em At 13,1-3, a missão parte de uma comunidade que ora e nesse ambiente é revestida do Espírito para enviar os que dentre eles o Senhor designe.  Por outra parte, os 72 tomam consciência de que ainda eles sendo aparentemente muitos, na realidade são insuficientes: “os operários são poucos”.
  • “Olhai! (10,3): O missionário é consciente de que se aventura em um mundo de múltiplos perigos, sua vida estará sempre ameaçada: “como cordeiros em meio de lobos”.  Não vai com nenhuma autoridade externa que submeta aos demais, ele é fraco e indefenso, um homem de paz.
  • “Não leveis” (10,4ª): O missionário viaja desprendido de tudo. Há três implementos necessários para uma viagem, dos quais ele se desapega: a bolsa para a prata; o alforje para a merenda e a muda de roupa; e as sandálias para caminhadas longas em terreno pedregoso.

Isto não quer dizer que fique “no ar”. Sua segurança está em sua fé em Deus que não o abandona e provê suas necessidades como seu Pai que é.  Isto é tão real que quando Jesus lhes pergunta “Quando vos enviei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, vos faltou algo?” Eles responderam: “Nada” (Lc 22,35).

A frase “Não saudeis… no caminho” (10,4b), indica que o missionário vai desprendido de todos, nada, nem ninguém, o distrai. Tudo para responder à urgência da missão.

  • “Dizei!” (10,5): A proclamação do evangelho começa pela saudação da paz: “Shalom leká” (ver Jc 6,23; Lc 24,36). Não se trata de um formalismo vazio, mas de um dom que se pode receber ou rejeitar.  Este dom que sabem acolher os “filhos de paz” está associado com a vinda da salvação.

Esta paz é o dom pascal de Cristo (Lc 24,36; ver também 2,14.29; 19,42; At 10,36). Um dom o recebe só quem está aberto a ele.

  • “Permanecei!” (10,7): O missionário não anda buscando comodidades, por isso se lhe recomenda não ir de casa em casa, mas “permanecer” (10,7) e ali “comer o que lhe ponham” (10,8b).

Permanecer” é entrar a fundo na realidade e no tecido relacional desse lar que evangeliza para fazer irromper, a partir de dentro, o Reino (como Jesus com os discípulos de Emáus: “Permanece conosco!… e permaneceu com eles”, Lc 24,29; ou como Paulo na casa de Lidia, At 16,15). 

O missionário deve saber aceitar a hospitalidade. Para ele é um sinal do amor de Deus que provê por ele. Não só deve saber dar, também deve saber receber.

  • “Curai!” (10,9ª): O missionário se expressa primeiro com fatos e logo com palavras que ajudam a compreender o acontecido.

No evangelho de Lucas temos vindo lendo um bom número de curas que fez visível o Reino de Deus (ver 11,20). A chegada do Messias pôde ser reconhecida por isso. Jesus coloca agora esta tarefa nas mãos de seus missionários.

  • “Proclamai!” (10,9b): Assim como o Jesus viajante proclama por todas as partes a “Boa nova do Reino de Deus” (4,43), o missionário é um proclamador da irrupção definitiva de Deus na historia e dá testemunho disso. 

A ação silenciosa das obras precisa da Palavra. Tenhamos presente que “o Evangelho é o dom maior que dispomos os cristãos. Por isso devemos compartilhá-lo com todos os homens e mulheres que estão em busca de razões para viver” (Da CEI).

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

1. Qual destes imperativos me toca mais?

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    Como o vou a implementar?

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2. Qual a finalidade da missão?

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   Que espiritualidade supõe?

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3. De que maneira vou contribuir para que a tarefa evangelizadora da Igreja tenha maior vigor?

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quinta-feira

Lucas 11,47-54

A PUREZA INTERIOR (III)

“Vós… purificais por fora o copo e o prato, enquanto por dentro estais cheios de roubo e maldade”

Dissemos ontem que, segundo Lucas, os “ais” que Jesus pronuncia contra os fariseus e legistas são seis. Já lemos quatro, vejamos os outros dois e a conclusão do discurso.

Quinto “ai!”: “Edificáis os sepulcros dos profetas que vossos pais mataram” (11,47). 

Jesus parte de um raciocínio segundo o qual toda a piedade exterior do culto aos mártires do Antigo Testamento, particularmente, aos profetas, é vazio, já que não vem acompanhado de uma verdadeira obediencia à Palavra.

Se não há compromisso com o profeta assassinado, pela conversão, não se faz mais que assumir a herança de seu assassino. Portanto:

  • Deve escutar aos “profetas e apóstolos”, mensageiros que envia Jesus (11,49);
  • A recusa dos profetas, a ponto de levá-los ao martírio, se tornará juízo divino sobre os ouvintes pérfidos (11,51c), um juízo que terá o mesmo rigor que o dos assassinos dos primeiros profetas e, inclusive, se acrescenta a estes todas essas culpas passadas: desde Abel até Zacarias (do primeiro ao último assassinato conhecido na Bíblia e no contexto judeu do século I d.C.).

Sexto “ai!”: “Haveis retido a chave da ciência, não entrastes vós, e aos que desejam entrar os haveis impedido” (11,52).

Os adversários de Jesus não só se opõem à sua pregação, recusando a graça excepcional que os está oferecendo e para a qual só se necessita a abertura do arrependimento, mas eles mesmos se erguem como senhores da revelação divina, dizem ter: “a chave a ciencia”. Esta “ciência” é o “como salvar-se”.

Em Lc 1,71, no Cântico de Zacarias, se expressa assim: “E dar a seu povo o conhecimento de salvação pelo perdão de seus pecados”. 

Por isso Jesus denuncia que a falsa interpretação das Sagradas Escrituras que estão promovendo estes mestres não faz mais que impedir o verdadeiro conhecimento de Deus e a salvação que Ele oferece.

O último “ai!” nos leva a entender que a pureza interior que Jesus oferece, pelo caminho do amor, é o primeiro passo do processo de conhecimento do verdadeiro rosto de Deus, de seu projeto (que o que a “Lei”, enquanto “ensino” dos caminhos de Deus, pretende apontar) e do modo como o leva a cabo.

Daí é que Jesus diz, de frente, que quem tem “a chave da ciência” é Ele e que Ele – pelo processo de discipulado– esta levando a muitos a entrar no Reino do Pai.

Diante destas palavras de Jesus a reação não se deixa esperar: “Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras” (11,53-54).

Suas últimas afirmações suscitam o assédio dos adversários para apanhá-lo em heresia. Com a emboscada que os adversários o colocam ao final de seu discurso, a pessoa de Jesus fica às portas da Cruz. Porém, precisamente, ali Ele ratificará a validade de seu ensinamento.

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração:

  1. Qual é a consequência da recusa dos “profetas e “apóstolos” de Jesus?
  2. Por que só Jesus tem a “chave do conhecimento de Deus e de seu projeto salvífico”?
  3. Que implicações tem, para nossa vida de discipulado, este fato? Que compromissos nos pede Jesus que tomemos a partir da escuta de sua Palavra?

SEXTA-FEIRA

Lucas 12,1-7

O CORAÇÃO PURO DO DISCÍPULO

Guardai-vos do fermento dos fariseus

Depois de ter denunciado profeticamente as incoerências dos fariseus e legistas (Lc 11,37-52), Jesus agora olha de frente a seus discípulos (distinguindo-os dentre a imensa multidão, 12,1a) e os confronta sobre o mesmo tema: “Guardai-vos do fermento dos fariseus” (12,1b).

Desta maneira se faz um paralelo entre os fariseus e os discípulos, porém também adverte aos discípulos que a “hipocrisia” pode ser também sua tentação.

Assim se conclui uma etapa do caminho de formação e começa outra na qual se aprofunda sobre a atitude do discípulo frente ao tempo final: o juízo, ali onde demonstrará a verdadeira pureza de seu coração (Lc 12,1 a 13,20). Ante Jesus, e já a estas alturas de seu caminho de formação, cada discípulo deve abrir de par em par as portas de seu coração.

A frase inicial, “guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (12,1b), leva cada discípulos a dirigir sua atenção para sua própria vida, porque uma das maiores tentações é pensar que os “hipócritas” são sempre os demais.

A hipocrisia (=“comediante”, em grego, no sentido pejorativo) consiste em por cara de santo sem ser realmente, fazer às vezes de quem está convertido, porém está longe disso. Pois bem, há que exercer uma seria vigilância sobre a própria vida para que isto não se converta em um principio de ação.

A imagem do “fermento” evoca a maneira de “trabalhar” a vida espiritual, é o conjunto dos esforços com os quais dá consistência a uma vida segundo Deus.

Dai que o ideal é o da mulher padeiro que prepara um excelente pão fermentando-o integramente com o fermento do Reino (imagem que aparece justo na conclusão desta seção, em 13,20-21).

Convidando então à vigilância sobre a própria vida (“Guardai-vos”) Jesus revisa os quatro aspectos da vida do discípulo, quando está frente aos demais.

Em cada um deles se faz uma contraposição:

  • O que se disse em secreto – Contraposição: o que se disse em público;
  • Ter medo – Contraposição: ter confiança;
  • Confessar publicamente a Jesus – Contraposição: negar publicamente a Jesus;
  • Falar por conta própria ante o tribunal – Contraposição: falar seguindo o ensinamento do Espírito.

Como se pode ver, o contexto é o das perseguições, isto é, das pressões externas do ambiente adverso para mudar a opção dos discípulos. As perseguições por causa da opção cristã e da tarefa evangelizadora no mundo são já um “primeiro juízo” ao discípulo, ai se vê a verdade de seu coração.

O juízo no último dia está correlacionado com a atitude que tome ante seus “críticos” (juízes) na terra. Mas o que ocorre aqui não deve ser causa de temor, o real temor deve ser ante o juízo de Deus.

A passagem de hoje se detêm nas duas primeiras contraposições já assinaladas (vv.2-3 e 4-7), que com todo este marco já podemos começar a aprofundar.

Para cultivar a semente da Palavra na vida:

  1. Minha vida é coerente com minha opção cristã? Qual fermento deve dar consistência a minha vida?
  2. O que proclamo com minhas palavras é a expressão viva e fiel de minha relação intensa, profunda e honesta com o Senhor? Tenho medo do juízo? A que devo temer realmente?
  3. Em que se apóia minha confiança frente às adversidades desta vida? Esta confiança me dá a suficiente solidez para não fazer concessões nem tomar decisões que – para proteger-me – me apartam do Senhor?

“Tenho visto tantas almas voar como pobres mariposas e queimar as asas, seduzidas por essa falsa luz, e logo voltar à verdadeira, à doce luz do amor que lhes emprestava novas asas, mais brilhantes e mais ligeiras, para voar para Jesus, esse Fogo divino ‘que queima sem consumir-se’(Ex3,2)”

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Sábado

Lucas 12,8-12

DISCIPULADO (i)

Guardai-vos do fermento dos fariseus que é a hipocrisia

Se pôs a dizer primeiramente a seus discípulos” (12,1a). Depois do discurso contra os fariseus e rabinos (Lc 11,37-54; ver os evangelhos de segunda a quinta-feira), Lucas nos apresenta uma instrução sobre o justo comportamento dos discípulos no mundo.

A vida dos discípulos está ameaçada por muitos perigos externos (a perseguição) e internos (a falta de firmeza interior). Por isso tem que trabalhar continuamente sua vida interior: “Guardai-vos do fermento dos fariseus que é a hipocrisia” (12,1b).

Este “fermento dos fariseus” é o que foi denunciado no discurso anterior: pretender uma vida exterior correta quando, por dentro, se vai em outra direção. A hipocrisia é contagiosa.

A sabedoria da vida ensina que ao longo da vida, a verdadeira natureza das pessoas não pode permanecer muito tempo escondida. Aquilo que consideramos nossos grandes segredos, com o tempo, termina se manifestando: “Nada há encoberto que não venha a ser descoberto nem oculto que não venha de saber-se” (12,2). Por isso não tem sentido a hipocrisia.

Agora os discípulos – que são conhecidos como os “amigos de Jesus”- logo serão perseguidos. Porém, não devem ter medo de nada – nem dos inimigos nem do martírio – fora de Deus, “Não temais… temei antes a…” (12,4-5), porque ele não os abandonará (12,6-7). Sim, Deus não abandonará seus discípulos na perseguição.

Esta convicção se remarca na passagem que lemos hoje:

  • o Pai criador os manterá assim como vela pela vida de seus passarinhos (12,6-7);
  • o Filho os respaldará à hora do juízo final (12,8-9);
  • o Espírito Santo os assistirá pondo em seus lábios as palavras que necessitam no momento do interrogatório ante o tribunal (12,11-12).

A proteção de Deus aos discípulos está acompanhada pela modo como ele afronta aos perseguidores:

Quem vê no Jesus terreno somente a um homem e nele ofende ao “Filho do homem” (=Messias), isto até se lhe pode perdoar: “A todo o que disser uma palavra contra o Filho do homem, se lhe perdoará” (12,10ª; ver por exemplo no relato da Paixão: “Pai, perdoa-lhes porque não…” 23,34).

O problema grave é com aquele que se fecha definitivamente à ação do Espírito Santo que se manifesta em Jesus e nos discípulos, este estará perdido para sempre: “Ao que blasfeme contra o Espírito Santo, não se lhe perdoará” (12,10b). Só há um “porém”.  Se Deus se compromete desta forma com o discípulo perseguido, então se lhe exige também ao discípulo firmeza: deve “declarar” e não “negar” que é amigo de Jesus (12,8-9).

Através da confissão de fé dos discípulos, o Espírito Santo estará sempre dando testemunho de Jesus ressuscitado, exaltado pelo Pai desde os abismos da morte, e conduzindo a todo homem à salvação. É o Espírito quem dá a todos a possibilidade da conversão e do perdão (At 2,32-41;3,12-26;5,30-32).

Olhemos então a nova consequência para o perseguidor: precisamente porque é através do anuncio apostólico sobre Jesus onde opera o Espírito Santo, aquele que rejeite o “testemunho” dos discípulos não poderá ser perdoado, porque desprezou a possibilidade do perdão.

Esta é a “blasfêmia contra o Espírito Santo”, a qual o converte então em “adversário de Deus” (como disse Atos 5,39).

Cultivemos a semente da Palavra no profundo do coração

  1. Quais são os principais ensinamentos de Lc 12,1-12? Como se conectam as diversas partes desta preciosa cartilha de discipulado?
  2. Que respaldo oferece Deus ao evangelizador? Há uma ação trinitária em seu favor? Que lhe espera ao perseguidor?
  3. Que se exige ao discípulo? Como o deve fazer?

Autor: Padre Fidel Oñoro, CJM

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