ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: “A Paz esteja convosco”

(Lc 24,35-48)

No relato de hoje vemos como os discípulos chegam à fé na ressurreição por meio de uma experiência suscitada pelo mesmo Jesus. A iniciativa provêm d’Ele. Jesus se apresenta e se mostra aos discípulos. O primeiro que acontece no encontro com Jesus ressuscitado é a saudação da paz: “A paz esteja convosco” (24,36). A paz é seu dom pascal de Jesus.

Apesar de tudo, o ambiente é de medo, de perturbação e de dúvida. Quando, nesta mesma ocasião, Jesus ressuscitado aparece no meio deles, a reação é esta: “Sobressaltados e assustados, acreditavam ver um espírito”. Jesus mostra a eles que sua volta à vida é “ressurreição da carne”: “Vede minhas mãos e meus pés…”. E para maior demonstração comeu diante eles. Retomando a catequese que deu Jesus aos discípulos de Emaus, São Lucas introduz um segundo elemento essencial e que faz com que a luz do rosto de Jesus ressuscitado brilhe sobre nós. Trata-se da escuta e meditação das Sagradas Escrituras. É esta a catequese que São Lucas quer levar às comunidades cristãs de sua época.

Hoje, Jesus quer derramar a sua paz em seu coração que pode estar cansado, ferido, frustrado, magoado. Essa Paz transforma sua tempestade e afugenta seus medos. Essa Paz é Jesus!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: