São Pedro (#ep6)

Simao nasceu no ano 1 a.C. na Betsaida, na Galileia, no Império Romano. Era filho de Jonas e irmão de André, Simao era pescador e trabalhava com o irmão e o pai, os 3 eram considerados “empresários” da pesca naquela época, e tinham sua própria frota de barcos em sociedade com Tiago, Joao e o Pai destes, Zebedeu.

Simao era casado tinha pelo menos 1 filho e morava com sua familia em Carnafaum

Simao conheceu Jesus quando o seu irmão André o levou para conhece-lo por indicação de Joao Batista. Jesus havia pedido para utlilizar uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Pedro, que estava a levar redes com Tiago e João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.

No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira, mas, iria atender seu pedido. O resultado foi uma pescaria que chegava a tal modo que as redes iam se arrrebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Simao prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que era um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria “pescador dos homens”.

A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou muitos dos milagres de Jesus. A missao de Pedro era a de cristianizar. São Pedro também tentou repreender Jesus, quando Ele profetizou sua própria morte iminente no Calvário, em Mateus 16:22. 

Uma certa vez, Jesus questionou seus discípulos sobre quem eles achavam que Ele era, se os discípulos o conheciam. Pedro foi o primeiro a declarar que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus atribuiu a resposta de São Pedro como uma revelação de Deus que foi dada a ele. 

A posição de Pedro se firmou diante da declaração de Jesus: “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu” (Mateus 16,18-19).

Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, pediu que seus discípulos fossem liberados. Pedro foi liberado, mas seguiu Jesus de longe, às escondidas. Levaram Jesus preso ao Palácio de Caifás. Pedro e João entraram no pátio palácio e ficaram ali esperando o desfecho de tudo. 

No pátio, alguns reconheceram Pedro e perguntaram se ele era um dos discípulos de Jesus. Por três vezes, porém, Pedro negou e o galo cantou, como Jesus havia profetizado: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Pedro chorou amargamente, arrependido. Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos às margens do Mar da Galiléia, ele se dirigiu a Pedro e perguntou se Pedro o amava.

Jesus perguntou isso por três vezes. Pedro respondeu que sim as três vezes. Foi uma forma de Jesus curar o remorso no coração de Pedro por causa das três negações que tinha feito de seu Mestre. Jesus o perdoou e, em seguida disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Após a morte e ressurreição de Jesus a liderança de Pedro se acentuou, conforme a narração na primeira parte do livro dos Atos dos Apóstolos. Além de presidir a assembleia apostólica que elegeu Matias como substituto de Judas, Pedro fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes.

São Pedro com seu primeiro sermão levou três mil pessoas a receberem o batismo, presidiu a primeira comunidade cristã, dirigiu o Concílio de Jerusalém e deu início a um trabalho missionário.

Tendo viajado por vários povoados e se dedicando a conversões de pagãos, esteve em Samaria, Lida, Jope e Cesárea. Esteve também em Antioquia.

Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de atrair não judeus para a fé cristã. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I.

Foi encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, da qual foi bispo. Por ser o primeiro bispo de Roma foi considerado o primeiro papa. 

A sucessão papal (de São Pedro) foi instituída com São Lino, primeiro papa após Pedro, 67 anos d.C.

Segundo essa visão, o próprio apóstolo Pedro confirmou que exerceu o seu ministério em Roma ao consumar sua primeira epístola: “A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.” Neste trecho das Sagradas Escrituras, trata-se da Igreja de Roma. Seu Pontificado é Considerado até os os dias de hoje, como o mais longo de toda a história, exercendo o papado por 37 anos.

São Pedro foi preso várias vezes por pregar o Evangelho. Inclusive há uma passagem que conta sobre sua prisão em Jerusalém, onde um anjo o tirou da prisão.
Após evangelizar em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições.


Provavelmente entre os anos 64 e 67 d.C. Quando os romanos o encontraram, Pedro foi preso pela última vez e condenado à morte na cruz por ser o grande líder da Igreja do Messias. São Pedro ainda fez seu último pedido: ser crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como seu Mestre. Foi morto na região do Vaticano, onde seus restos mortais se encontram no altar da Basilica de São Pedro em Roma.

Seu dia é comemorado em 29 de Junho tanto no Brasil como aqui na italia.

Templo conhecido de São Pedro aqui na italia, é A Basílica que leva o seu nome Basilica de São Pedro Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares e a capacidade para mais de 60 mil pessoas

Sobre os Livros e Filmes que narram a história de São Pedro temos o filme São Pedro – A redenção   que voce encontra no Youtube e de livro indico “A vida de São Pedro Apostolo” de Isac Lorena.

Orações de São Pedro

Oração 1:

“Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém!”

Oração 2:

“Oh, São Pedro, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna. Vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda a parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: Senhor, tudo sabes que eu Te amo. Ensinai-me hoje o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz”.

Referências:

https://www.ebiografia.com/sao_pedro/#:~:text=Pedro%20era%20pescador%20e%20trabalhava,a%20fam%C3%ADlia%20de%20sua%20mulher.
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-pedro/156/102/
https://educacao.uol.com.br/biografias/sao-pedro.htm
https://rumodafe.com.br/sao-pedro/
https://www.infoescola.com/cristianismo/a-vida-de-sao-pedro-cefas/
https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-pedro-apostolo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: