Partilhar é um milagre! (EFC)

(Mt 15,29-37)

Partilhar é um milagre mesmo.

Jesus, na montanha, depois de ter curado e pregado a multidão, ele quer alimentá-la com o pão material. Jesus quer matar a fome de pão também.

O relato da multiplicação dos pães e dos peixes, ocorre também em um monte (v.29). Jesus preside a festa da vida que muda o destino de uma humanidade que sofre (“coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, v.30), entre os quais estão os que passam fome (vv.32-37). A quantidade e a qualidade dos dons de Jesus são evidentes.

Frente a esta realidade humana, Jesus dá passos concretos: (1) cura e alivia a dor do povo; (2) alimenta “uma multidão muito grande” no deserto; e (3)faz recolher as sobras da ceia para que tenha sempre comida para todos, inclusive paraos que não estiveram na ceia.

Tanto na profecia como em sua realização em Cristo, prima o que Deus “faz” por nós. Jesus transforma a vida humana a fundo, curando as penas de cada um e formando comunidade, como um pastor que cuida e congrega seu rebanho.

Quando pomos a vida sob o cuidado de Jesus fazemos possível o dom maior de toda Bíblia, profetizado por Isaías (Is 25,8): “Consumirá à Morte definitivamente. Enxugará o Senhor Yahweh as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio de seu povo de sobre toda a terra”. Deste modo a vinda do Senhor tem sabor de Páscoa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: