“Ai de vós…”(EFC)

Mateus 23,23-26

ABANDONASTES O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE NA LEI:

A Justiça, a misericórdia e a fidelidade.

A plenitude da lei se realiza na prática do amor de Deus e na fidelidade à Sagrada Escritura. Sem dúvida os termos mais relevantes nos ‘ais’ desta passagem são a justiça, a misericórdia e a fidelidade.

São estes os preceitos de mais peso na lei.

  • A Justiça: Aqui quer contrastar com o comportamento legalista dos fariseus. Como vemos o uso deste termo aqui não nega, ou seja, não é que os fariseus deixem de lado o juízo, mas que são indiferentes aos direitos dos pobres. Assim, o uso específico no texto relaciona-se ao mau uso desse juízo, e esse mau juízo se evidência em sempre estar contra os pobres.
  • A misericórdia: é uma das ações divinas essenciais a favor da humanidade, e também uma atitude exigida do homem para com o outro, e que, de acordo com seu fundo veterotestamentário, é a “bondade”. É o que Deus exige que uma pessoa observe com outra.
  • A fé ou fidelidade: faz referência principalmente a esse depósito de confiança nas palavras e ações de Jesus, em especial nas ações milagrosas. Para o caso que nos ocupa, considerando o contexto da passagem, é fidelidade à vontade de Deus revelada na Escritura.

Aprofundemos com os nossos pais na fé:

Orígenes (cerca de 185-253), presbítero e teólogo.

“Purifica primeiro o interior da taça”

Partamos para a guerra, como Josué; tomemos de assalto à cidade mais forte deste mundo – a malícia – e destruamos as muralhas orgulhosas do pecado…

Irias procurar à tua volta o caminho que é preciso tomar, o campo de batalha que tens de escolher? Sem dúvida, vais achar que as minhas palavras são estranhas; contudo, elas são verdadeiras: limita a tua procura a ti mesmo.

Está em ti o combate que vais travar, no interior de ti o edifício de malícia que tens de minar; o teu inimigo sai do fundo do teu coração.

Não sou eu quem o diz, mas Cristo; escuta-o: “É do coração que vêm os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as impurezas, os roubos, os falsos testemunhos, as palavras injuriosas”.

Percebes qual é o poder deste exército inimigo que avança contra ti a partir do fundo do teu coração?

Ei-los, os inimigos que temos de massacrar no primeiro combate, que temos de eliminar na primeira linha da batalha.

Se formos capazes de derrubar as suas muralhas e de exterminá-los até que não reste nenhum para ir contar, nenhum para recobrar o ânimo (Js 11,14), se não ficar um único para retomar vida e ressurgir nos nossos pensamentos, então Jesus dar-nos-á o grande repouso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: