A deturpação da Palavra e a hipocrisia (EFC)

Mateus 23-13-22

Hoje, rezaremos com o discurso de Jesus aos escribas e fariseus. São sete ameaças construídas com a expressão: “Ai de vós”, forma literária muito própria dos profetas.

Trata-se de uma denúncia e de um convite à conversão. É bom ler esses ais no contexto das comunidades mateanas do ano 80, quando a Jerusalém e o Templo já tinham sido destruídos e o judaísmo estava se reorganizando sob a liderança dos fariseus. O primeiro “ai” é uma crítica ao modo como os fariseus interpretam a Lei e se opõem ao estilo de Jesus e à pregação cristã. O segundo “ai” diz respeito aos prosélitos e simpatizantes convertidos ao judaísmo.

Por não conseguirem cumprir todas as minúcias da Lei, de- vido ao legalismo rubricista, eles permanecem sob constante ameaça de perdição. O terceiro “ai” é a crítica de Jesus ao juramento, que, certamente, era um dos pontos sensíveis nas comunidades cristäs nascidas do judaísmo.

O saber dos fariseus e escri- bas cria uma religião marcada pela violência e pela opressão. O texto, contudo, questiona fortemente nossa própria hipocrisia, travestida, às vezes, de piedade religiosa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: