Aprisionado pelo ressentimento (EFC)

Marcos 6,14-29

O CONTEXTO CONFLITIVO DA MISSÃO

 “Quero que agora mesmo me dês, em uma bandeja, a cabeça de João batista”

Marcos interrompe a narração da missão dos doze para introduzir a da execução do Batista.

A razão pela qual Marcos escolhe este momento para introduzir a morte João Batista é porque todo discípulo deve saber que a missão do Reino ocorre em meio a conflitos, perseguições e não se exclui o martírio.

O Evangelista São Marcos interrompe a sequencia de relatos para mostrar um fato muito doloroso: O assassinato de João Batista. Isso para mostrar aos discípulos de Jesus, que serão perseguidos por causa da verdade. Foi por denunciar um erro que João estava preso.

O fato de que a execução de João, o batista, se realize mediante decapitação é significativo. Herodes negocia a “cabeça”, que no mundo antigo é símbolo da honra de uma pessoa, do profeta para proteger a integridade de seu juramento realizado em um momento emotivo, talvez ébrio. Claro, há também outras versões.

Porém, o que nos salta aos olhos é que, diante da possiblidade de Herodíades, mulher atual do rei Herodes, trocar a metade do reino por uma cabeça em um bandeja, nos faz pensar até vai alguém que se permitiu odiar o outro. Apesar de ser uma mulher aparentemente inteligente, ficou cega por causa do ressentimento.

como dizia Santo Agostinho:

“O ódio é como beber veneno e esperar que o outro morra”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: