ENQUANTO FAÇO CAFÉ: Semeadores da Boa Nova de Jesus

Mateus 13,1-9

A Parábola do Semeador

 “Saiu um semeador a semear…”

Começa uma nova seção do Evangelho de Mateus. Trata-se do terceiro grande discurso formativo de Jesus a seus discípulos. Os dois primeiros, o Sermão da Montanha (5-7) e o Manual da Missão (10), constituem como dois degraus no caminho de maturidade dos discípulos.

O modo do semeador, que é um profissional na matéria, certamente, parece estranho quando deixa cair sementes em terreno impróprio para o cultivo. Sem dúvida, isto corresponde à realidade do Evangelho: mais que a qualidade da terra, o que vale é a qualidade da semente. Assim fazia Jesus: lançava sua semente nos corações sobre os quais os fariseus já haviam dado seu ditame negativo e consideravam excluídos da salvação.  Então a imagem de um semeador lançando as sementes nos três primeiros terrenos é um retrato da obra de Jesus que não veio “chamar justos, mas pecadores” (9,13).

Sobretudo se proclama a bondade de Deus, que não tem limites para oferecer suas bênçãos (6,45), porém, isto implica, da parte de cada homem, o fazer de si mesmo “boa terra” para que a semente da Palavra possa crescer.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: