ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: ADVENTO – Subamos à montanha do Senhor

Isaias 2,1-5 – Mateus 8,5-11

Este texto de Isaias que Inicia nossa jornada no ADVENTO ENTOANDO a canção que anima os peregrinos no caminho: Venham, subamos…(v.3). A frase expressa o propósito da viagem, ou melhor, o sentido da irresistível atração que este monte exerce. O caminho de subida está impulsionado pelo desejo de ser educado por Deus e iniciar nova vida segundo seus critérios, escutando e vivendo sua Palavra. Isto é o que o profeta chama “seguir seus caminhos”.

No Monte do Senhor, todos viveram a experiência da comunidade e as armas serão transformadas (v.4bc):

  • “Espadas” se tornam “arados” e “lanças” se tornam “foices”: Isto é, se transformam os instrumentos de extermínio, de morte, em instrumentos de trabalho comunitário da terra, que geram o alimento que sustenta a vida. Os arados são úteis para os trigais e as podadeiras para as vinhas, de onde resulta o pão e o vinho, alimentos básicos para a vida e a comunhão familiar.
  • “Não se levantarão contra… Não se exercitarão na guerra”: Quer dizer, concordam em não destruir-se nunca mais entre eles mesmos, nem dar espaço aos campos de treinamento militar.

O texto que lemos em Mt 8,5-11, nos apresenta, a busca de Jesus pelo centurião romano, o primeiro passo firme de alguém que começa a subir o monte da e da paz. Trata-se de alguém que vem de longe, de todos os sentidos, de alguém afeito ao jogo e à guerra, ao jugo imperial dos povos aproveitando-se dos outros. O centurião é um peregrino que vem em busca da palavra de Jesus que cura. Diante de Jesus, inclusive, supera a divergência entre patrão e empregado.  Com o passo da fé peregrinou até o centro de convergência que é o Reino dos Céus, que irrompeu na pessoa e no ministério de Jesus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: