ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Busquemos Jesus pelo motivo certo.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
João 6,22-29
Qual a razão da minha busca por Jesus?
“Buscai-me não porque vistes os milagres. Trabalhai pela comida que dura até a vida eterna” (Jo 6,27)
A terceira semana do tempo pascal é uma semana eucarística, segundo sacramento pascal.
A mensagem que se aprofunda, seguindo o fio do discurso sobre o “Pão da vida”, é que Jesus nos dá vida a partir de sua própria vida.
Por isso, Ele não somente dá pão, mas Ele mesmo é o pão que se deve buscar, apreciar e encarnar. É assim como vivemos a vida nova do Ressuscitado. A Eucaristia é sacramento pascal por excelência!
No relato da multiplicação dos pães vimos como Jesus não ficou indiferente ante um povo necessitado do básico para manter a vida, mas alimentou a todos sem exceção até a saciedade. O evento não terminou bem: a multidão não entendeu o alcance real do gesto de Jesus, ou seja, não viu como sinal.
“Por que me estão buscando?”. Diz: “Vós me procurais… porque comestes dos pães e vos saciastes” (6,26). Ele capta as reais motivações da multidão (2,24-25), o “ter comida sem esforço”, e o convite a fazer a busca por uma nova rota: o “crer” autêntico que traça o caminho entre o coração do homem e o de Deus, a partir dos pontos firmes que o identificam como o Messias enviado de Deus.
Enfim, a conclusão da primeira parte do diálogo de Jesus com a multidão que quer mais pão é: Jesus é o único que pode satisfazer a fome de eternidade que está impressa no coração de todo homem.