ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Escândalos na comunidade e o perdão.

Lucas 17,1-6

Se sete vezes em um dia voltar a dizer-te ‘estou arrependido’, o perdoarás”

 Jesus disse que os escândalos são inevitáveis:

Ele sabe por que o disse. O termo “escândalo” (do grego “skandalon”) significa “pedra de tropeço”, “obstáculo”. No Evangelho se refere a problemas que surgem na comunidade e que prejudica as pessoas mais fracas na fé e na conduta; estes são “os pequenos”, cuja perseverança, ainda depende de pessoas concretas que as tem atraído para o Senhor.

Com respeito a esta realidade, Jesus faz duas advertências:

  • “Cuidai-vos de vós mesmos”(v.3), isto é, cada um deve sempre examinar-se a si mesmo sobre a sua vida e sobre a responsabilidade que lhe compete quando surgem problemas comunitários;
  • “Mais vale que ponham ao pescoço uma pedra… que escandalizar a um destes pequenos”, que é como dizer: “seria mais vantajoso perecer de morte violenta, que fazer dano aos pequenos”.

Porque há escândalos terá que exercer esta dupla tarefa

Precisamente porque há problemas terá que exercer esta dupla tarefa:

  • Corrigir o que vai pelo caminho equivocado: “Se teu irmão peca, repreende-lhe”;
  • Perdoar ao que se arrepende: “Se ele se arrepende, perdoa-lhe”.

Trata-se de uma tarefa que não é nada fácil. Por isso Jesus segue com a catequese do v 4. No exercício do perdão pode chegar a perder a paciência e a força do amor. Daí que Jesus nos recorde que se trata de uma questão corriqueira, cotidiana: “sete vezes ao dia”.

Os discípulos sabem que sua fé em Deus não é suficientemente forte para crer na possibilidade de mudanças profunda nas pessoas e na efetividade da palavra do perdão. Daí que os discípulos não pedem ao Senhor que lhes tire os problemas nem os desafios, mas que lhes aumente a fé (v.5).

Ouça essa reflexão em: pazebem.org.br

#EnquantoFaçoOCafé
#reflexão
#palavradedeus

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: