ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: Jesus distribui “carapuças”
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | RSS
Lucas 11,47-54
De onde veio a expressão vestir a carapuça?
Essa expressão é proveniente do período da Inquisição onde os condenados eram obrigados a vestir uma carapuça. Acabou sendo incorporada ao português com o sentido de assumir a culpa, pois somente os culpados que a vestiam.
Jesus sai distribuindo carapuças…
As vezes nos zangamos quando alguém emite uma opinião controversa a nosso respeito, mas isso deveria nos fazer refletir, a final, não podemos ser alto referencia.
“Edificáis os sepulcros dos profetas que vossos pais mataram” (11,47).
Jesus parte de um raciocínio segundo o qual toda a piedade exterior do culto aos mártires do Antigo Testamento, particularmente, aos profetas, é vazio, já que não vem acompanhado de uma verdadeira obediencia à Palavra.
Se não há compromisso com o profeta assassinado, pela conversão, não se faz mais que assumir a herança de seu assassino. Portanto:
- Deve escutar aos “profetas e apóstolos”, mensageiros que envia Jesus (11,49);
- A recusa dos profetas, a ponto de levá-los ao martírio, se tornará juízo divino sobre os ouvintes pérfidos (11,51c), um juízo que terá o mesmo rigor que o dos assassinos dos primeiros profetas e, inclusive, se acrescenta a estes todas essas culpas passadas: desde Abel até Zacarias (do primeiro ao último assassinato conhecido na Bíblia e no contexto judeu do século I d.C.).