ENQUANTO FAÇO O CAFÉ: João, o discípulo amado!

João 20,2-8

Representado por uma águia, que atinge vertiginosas alturas e voa na direção do sol, São João é conhecido como o evangelista que mais se elevou na contemplação dos mistérios de Deus.

Filho de Zebedeu e irmão de Tiago, a tradição o apresenta como “o discípulo que Jesus amava”. Ele e seu irmão Tiago receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão” (Mc 3,17), indicando talvez seu caráter ardente e impetuoso. João testemunhou curas operadas por Jesus e, juntamente com Pedro e Tiago, contemplou sua transfiguração e sua agonia no horto das Oliveiras. É o único discípulo presente aos pés da cruz ao lado de Maria. Com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor.

É considerado autor do quarto Evangelho, em que ele deixa transparecer sua profunda amizade com o Mestre.

Sem dúvida, não deixa de ser fascinante o fato do autor do quarto Evangelho apresentar a si mesmo como “discípulo amado” e testemunha privilegiada de Jesus: “Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as tem escrito, e sabemos que seu testemunho é verdadeiro” (Jo 21,24).

O discípulo “amado” é modelo do discípulo ideal. Nós o temos visto associado à contemplação do mistério da encarnação: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

Desde então esteve presente como testemunha privilegiada nos principais momentos da segunda parte do Evangelho. Com efeito, ele é o que:

  • Encosta sua cabeça sobre o peito de Jesus (13,20);
  • Recebe Maria por mãe ao pé da cruz (19,26);
  • Acentua a credibilidade do testificado sobre a morte de Jesus (19,35-36); Dá crédito a prova de amor
  • Testemunha o sepulcro vazio (20,8).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: